Aconteceu em Cascavel na manhã desta sexta-feira (15), a 8ª Assembleia Geral Ordinária da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), reunindo prefeitos, lideranças políticas e representantes do setor produtivo para debater estratégias regionais e fortalecer o municipalismo.
A presença do secretário estadual das Cidades, Guto Silva, reforçou a parceria entre o Governo do Estado e os 57 municípios da entidade. Durante o encontro, ele anunciou R$ 330 milhões em investimentos para 39 cidades do Oeste e acompanhou a apresentação do Programa Oeste em Desenvolvimento, criado há uma década e que reúne mais de 60 instituições públicas e privadas. Atualmente, uma das principais pautas do programa é a educação, tratada como eixo estratégico para o futuro da região.
Presidente da Amop
Durante o evento, a reportagem do Preto no Branco conversou com o presidente da Amop e prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski (PL). Ele fez uma avaliação do primeiro semestre de sua gestão. Disse que o período foi marcado pela busca de projetos e parcerias para viabilizar obras em diversas áreas.
Schanoski ressaltou a boa sintonia entre o governo estadual e os municípios, elogiando a atuação do secretário das Cidades, Guto Silva, na liberação de recursos. “Mesmo com recursos disponíveis, é preciso esforço das prefeituras para elaborar os projetos”, destacou.
Questão indígena
Ele também chamou atenção para as desapropriações em áreas rurais de Guaíra, Terra Roxa e Altônia, afirmando que a medida afeta produtores instalados há décadas. “É um tema que exige diálogo, pois envolve o desenvolvimento agropecuário e a vida de famílias”, disse.
Além de pautas políticas, Schanoski apresentou ações da Amop nas áreas de esporte e educação, e convidou para a Festa das Orquídeas e do Peixe, que ocorrerá de 28 a 31 de agosto em Maripá.