Se quer ter sucesso ao empreender, você precisa saber disso

Definir o menor mercado viável pode viabilizar o seu negócio

Se quer ter sucesso ao empreender, você precisa saber disso

Definir o menor mercado viável pode viabilizar o seu negócio
Para começar um novo negócio, a estratégia mais promissora é delimitar o menor mercado viável. Foto: Canva
Para começar um novo negócio, a estratégia mais promissora é delimitar o menor mercado viável. Foto: Canva

Empreender é um sonho de grande parte dos brasileiros e criatividade não falta: vai desde picolé de coxinha até ovos por assinatura.

A coragem para empreender muitas vezes vem da necessidade, outras do desejo de independência mesmo. 

Mas além da coragem são necessários outros atributos para que o negócio tenha viabilidade e alcance o sucesso.

Para trazer luz sobre os principais fatores, trago hoje os insights do terceiro livro que li neste ano: “Isso é Marketing”, de Seth Godin.

Em primeiro lugar, o autor alerta que não adianta criar um produto ou serviço sem que exista demanda de mercado.

Imagine uma fechadura. Ela tem uma lacuna onde cabe uma chave. O empreendedor é aquele que fabrica a chave para aquela fechadura e não o contrário.

O segundo fator de relevância para o sucesso é definir uma segmentação e um público específicos.

Tentar vender para todo mundo é o maior erro, pois “todo mundo” é muita gente e se torna praticamente inalcançável. Sem ter um foco, você não atinge ninguém.

Portanto, para começar um novo negócio, a estratégia mais promissora é delimitar o menor mercado viável.

Qual é o menor número de pessoas para as quais você precisa vender para viabilizar o seu empreendimento? 

Ao responder a essa pergunta você terá um número.

Depois, tenha clareza de quem são essas pessoas que você deseja atender com seu produto ou serviço. Então você terá um alvo.

Em seguida, foque seu trabalho de comunicação especificamente neste público.

Desse modo, ampliará substancialmente as chances dos seus potenciais clientes se conectarem com a sua mensagem.

E o terceiro ponto é compreender o comportamento do público-alvo para saber como se posicionar diante dele.

Aqui é fundamental ter em mente que as pessoas não são racionais nas suas escolhas. Geralmente, elas compram por emoção e justificam pela razão.

Portanto, a melhor estratégia é dialogar com as emoções da sua audiência.

Segundo o autor, as principais emoções que levam à compra são os sentimentos de status, pertencimento, conexão e paz de espírito. 

Logo, aquilo que você vende é simplesmente um caminho para alcançar essas emoções.

“As pessoas não querem o que você faz ou vende. Elas querem aquilo que seu produto fará por elas. Elas querem a sensação que ele causará”, pontua Godin.

Ao compreender e aplicar esses conceitos básicos no seu negócio, com certeza elevará as chances de ter sucesso como empreendedor ou empreendedora.

Sucesso a todos!

 

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Fonte: Fonte não encontrada

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