Na manhã desta segunda-feira (20), servidores públicos municipais de Cascavel realizaram um apitaço em frente à Câmara Municipal de Cascavel para chamar a atenção dos vereadores sobre a luta pelo vale-alimentação para todos os trabalhadores do funcionalismo.
Os manifestantes também receberam cestas de alimentos no local, numa ação simbólica que expôs a difícil realidade enfrentada por muitos servidores. Atualmente, pouco mais de mil funcionários recebem um valor de R$ 373,00 — montante considerado insuficiente diante do custo de vida.
A Sismuvel reivindica a ampliação do benefício para R$ 800,00, contemplando todos os servidores. A categoria está em estado de greve desde 24 de setembro e, segundo representantes, as mobilizações seguirão até que a prefeitura apresente uma resposta positiva.
Os vereadores se mostraram receptivos às demandas, e a administração municipal já realizou duas reuniões com a categoria. Há um compromisso de apresentação de uma proposta até o dia 28 de outubro, data em que se celebra o Dia do Servidor Público.
Além do vale-alimentação, os trabalhadores também reivindicam valorização profissional e reajuste salarial.