A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná realiza na próxima terça-feira (7) uma sessão solene em homenagem a atletas que têm levado o nome do Paraná ao topo do skate mundial. Serão homenageados os skatistas Maitê Demantova, Augusto Akio “Japinha”, Luigi Cini, Gui Khury e o preparador físico da seleção brasileira da modalidade, Henrique “Luga” Lugarini. A proposição é da deputada estadual Maria Victoria (PP).
“Esses jovens são motivo de orgulho para o Paraná. São exemplos no esporte, inspiram toda uma geração e colocam as bandeiras do Paraná e do Brasil em evidência em competições internacionais. É um reconhecimento ao talento, à dedicação e às conquistas de cada um deles”, afirma a deputada Maria Victoria.
Homenageados brilham ao redor do mundo
A homenagem reconhece os feitos históricos do skate paranaense ao longo dos últimos anos. Augusto Akio Takahashi dos Santos, mais conhecido como Japinha, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, no ano passado. O curitibano de 24 anos coleciona diversas outras conquistas em competições nacionais e internacionais, incluindo um ouro, três pratas e um bronze em campeonatos mundiais nas modalidades parque e vertical.
Luigi Cini, 23, também representou o Brasil nas Olimpíadas na capital francesa (foi o sétimo colocado) e tem entre suas principais conquistas, a medalha de prata no Mundial de Roma, em 2023, na modalidade parque. Nascido na capital paranaense, ele também foi campeão brasileiro no vertical.
Seguindo os passos dos seus ídolos, o também curitibano Guilherme Zardo Khury, o Gui Khury, de apenas 16 anos, é considerado um dos atletas mais talentosos da sua geração. O jovem entrou para a história do esporte como o primeiro atleta do mundo a acertar o 1080º em uma rampa vertical, o que garantiu o seu nome no Guinness Book, o famoso livro dos recordes. Além disso, ele coleciona medalhas em mundiais (um ouro e uma prata) e nos X Games (nove ouros, quatro pratas e dois bronzes), um dos principais campeonatos de esportes radicais do mundo.
A nova geração também é representada por Maitê de Aguilar Demantova, de 15 anos. Recém-profissionalizada, a jovem curitibana é uma das grandes revelações do street feminino, com diversos títulos brasileiros ainda competindo entre os amadores. Feitos que renderam sucessivas convocações para a seleção brasileira júnior desde quando tinha apenas 11 anos de idade.
Preparador desenvolveu método que potencializou conquistas
Junto com os atletas, será homenageado Henrique Lugarini, preparador físico da Seleção Brasileira de Skate que também participou dos Jogos Olímpicos de 2024. Profissional de educação física e ex-atleta de Cross Triathlon, Luga, como é mais conhecido, orienta grandes nomes do esporte, contribuindo diretamente para os resultados da modalidade.
Ele criou e desenvolveu um método multidisciplinar para treinar os atletas da seleção. Entre as inovações, ele utiliza técnicas de yoga, pilates, mentalização e respiração como complementação à preparação física.
A sessão solene será realizada às 10 horas, no Plenarinho, com a presença de familiares, amigos e representantes do esporte paranaense. O evento é aberto ao público.
Serviço:
Sessão Solene em Homenagem ao preparador físico, Senhor Henrique Lugarini e atletas do skate”
Data: Terça-feira, 7 de outubro
Horário: 10h
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná