.

Sucesso: Balé Teatro Guaíra apresenta “Stol” e “V.I.C.A.” no Guairinha com ingressos já esgotados

Sessões serão neste sábado e domingo (30 e 31). Temporada marca um momento inédito para a companhia: a pré-estreia simultânea de “Stol” no Paraná e
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Sucesso: Balé Teatro Guaíra apresenta “Stol” e “V.I.C.A.” no Guairinha com ingressos já esgotados

Sessões serão neste sábado e domingo (30 e 31). Temporada marca um momento inédito para a companhia: a pré-estreia simultânea de “Stol” no Paraná e na Dinamarca. Apresentação acontece no Teatro Bellevue, em Klampenborg. Além de “Stol”, será apresentada a coreografia “Castelo".
Sucesso: Balé Teatro Guaíra apresenta “Stol” e “V.I.C.A.” no Guairinha com ingressos já esgotados

O Balé Teatro Guaíra se apresenta neste fim de semana no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) com o programa duplo formado pela pré-estreia de “Stol – Uma Questão de Confiança” e a nova montagem de  “V.I.C.A.”. As sessões serão no sábado (30) e domingo (31) e os ingressos já estão esgotados.

“Stol”,  que em dinamarquês significa “cadeira”, mas também “confiança”, inspira um espetáculo criado pelo corégrafo Alessandro Souza Pereira e que reflete os contrastes entre natureza e criação humana. Ao som do clássico Bolero, de Ravel, os bailarinos exploram esses embates em cena, interagindo com os objetos e com máscaras que cobrem o rosto, criando imagens que mesclam força, fragilidade e transformação.

Já “V.I.C.A.”, da coreógrafa Lili de Grammont, discute os dilemas contemporâneos marcados pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade do mundo pós-pandemia.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

A temporada marca também um momento inédito para a companhia: a pré-estreia simultânea de “Stol” no Paraná e na Dinamarca. Enquanto parte do elenco apresenta a nova criação no Guairinha, parte sobe ao palco do Teatro Bellevue, em Klampenborg, no dia 28, durante o Festival Sommerballet, tradicional evento de dança da Dinamarca. Além de “Stol”,  será apresentada a coreografia “Castelo”, também de Alessandro Sousa Pereira e que já foi levada ao público de São Paulo e de Portugal no primeiro semestre deste ano.

TRAJETÓRIA DE CONQUISTAS – O momento do Balé Teatro Guaíra também é marcado por conquistas importantes: a companhia recebeu recentemente sua primeira indicação ao Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), um dos mais relevantes do país, pelo espetáculo Contraponto, apresentado em São Paulo no mês de julho.

Para o diretor do BTG, Luiz Fernando Bongiovanni, a pré-estreia simultânea é motivo de orgulho. “É um projeto complexo e ambicioso. Temos o prazer de mostrar a arte produzida no Paraná tanto ao nosso público quanto ao mundo. Não é algo trivial, e o Balé Guaíra tem desempenhado um papel de verdadeiro embaixador das artes do Estado”, afirma.

BALÉ TEATRO GUAÍRA – Com quase 56 anos de história, o Balé Teatro Guaíra é a terceira companhia pública de balé mais antiga do Brasil. Ao longo dessa história, o balé criou mais de 150 coreografias e se apresentou em 200 cidades, 17 estados e cinco países, chegando a um público de mais de 1 milhão de pessoas. A companhia tem, atualmente, 23 bailarinos, contratados pelo PalcoParaná.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 288
Última edição

Edição de 22/08/2025

Publicada em 22/08/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.