Com foco na gestão de riscos e desastres, a Defesa Civil do Paraná firmou contrato com a empresa norte-americanaEnterprise Electronics Corporation (EEC)para a manutenção do radar meteorológico de Cascavel.
Instalado desde 2015, o radar cobre um raio de 200 quilômetros na faixa Oeste do Estado e segue em operação 24 horas por dia, 365 dias por ano. As peças que serão substituídas vêm de fora do país e a atualização garantirá maior confiabilidade nos dados meteorológicos.
A gerente de meteorologia do Simepar, Scheila Paz, explica que o equipamento já tem mais de uma década de uso e que chegou o momento de atualizar os sistemas.“A tecnologia tem mais de 10 anos e precisa agora que as peças sejam modernizadas, peças mecânicas e de tecnologia que tenham esse upgrade. A expectativa é de que em até um ano e meio a gente tenha essas peças já operando no radar meteorológico de Cascavel. Isso não significa que o radar vai ficar parado, ele seguirá em operação funcionando”.O novo contrato é na ordem de R$ 3,5 milhões e terá duração de 20 meses.As imagens geradas pelo radar são transformadas em dados que compõem a rede meteorológica e alimentam os sistemas que emitem alertas para a Defesa Civil. “Nosso objetivo é garantir a manutenção da informação meteorológica”, destaca Scheila.
O monitoramento realizado pelo radar é fundamental para a emissão de alertas em todo o Paraná, especialmente na região Oeste, que costuma ser atingida por tempestades vindas da Argentina, Paraguai e Mato Grosso do Sul. Os dados de alta resolução e processamento em tempo real permitem a antecipação de riscos e o reforço das ações preventivas.
Além de subsidiar a Defesa Civil, as informações processadas pelo Simepar também são usadas em outras áreas, como a agricultura. A tecnologia é considerada estratégica para a continuidade e segurança das atividades no Estado.
Galeria de Imagens


