.

Treinamento e novos equipamentos fortalecem ações do IAT na proteção à fauna silvestre

Técnicos do Instituto Água e Terra de Foz do Iguaçu, Cascavel e Francisco Beltrão passaram por uma capacitação sobre questões sanitárias, bem-estar animal e contenção
Picture of Por: Jornalismo

Por: Jornalismo

Todos os Posts

Treinamento e novos equipamentos fortalecem ações do IAT na proteção à fauna silvestre

Técnicos do Instituto Água e Terra de Foz do Iguaçu, Cascavel e Francisco Beltrão passaram por uma capacitação sobre questões sanitárias, bem-estar animal e contenção física de animais silvestres. Curso foi ministrado por especialistas do Parque das Aves, referência na conservação de espécies da Mata Atlântica.
Treinamento e novos equipamentos fortalecem ações do IAT na proteção à fauna silvestre

Técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) das regionais de Foz do Iguaçu, Cascavel, ambos na região Oeste, e Francisco Beltrão, no Sudoeste, passaram por uma capacitação sobre questões sanitárias, bem-estar animal e contenção física de animais silvestres. O curso, ministrado por especialistas que atuam no Parque das Aves, em Foz, ocorreu na terça-feira (29).

Além do treinamento, a instituição especializada na conservação de aves da Mata Atlântica oficializou a doação para o órgão ambiental de equipamentos para ajudar nas demandas de resgate e apreensão de animais – o Parque das Aves é parceiro do IAT nos cuidados com a fauna silvestre por meio da coordenação de um Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) que funciona dentro do complexo turístico.

O treinamento, explica o técnico em Manejo e Meio Ambiente do IAT, Samuel Steimbach, teve como foco instruir os servidores sobre contenção de fauna e abordar pontos importantes relacionados à fiscalização. “Foi abordada a questão de como podemos avaliar o bem-estar animal, pois existem muitas situações em que somos requisitados para ações fiscalizatórias. Quando um animal está sob posse irregular é preciso decidir se ele pode permanecer com a pessoa por meio de um termo de depósito ou se o mais adequado é a apreensão. Para isso, discutimos o uso de checklists como ferramenta de avaliação”, diz.

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

“Todos compartilharam casos que já vivenciaram, como foi resolvido, quais metodologias funcionaram. Uma grande oficina de ideia e treinamento”, completa o técnico.

EQUIPAMENTOS – Além do treinamento, o Parque das Aves formalizou a doação de equipamentos para a regional de Foz do Iguaçu do IAT. Entre os instrumentos estão um puçá de rede, caixa de transporte, caixa e gancho para serpentes, pinção de serpente e para mamífero, cambão, três gaiolas, dois pares de perneiras e dois pares luvas de raspa.

Para Steimbach, os equipamentos recebidos representam um reforço importante para as ações na região, área com alta demanda relacionada à fauna silvestre. Apenas neste ano, a regional de Foz do Iguaçu já registrou 121 casos de animais resgatados. “Estamos ao lado do Parque Nacional do Iguaçu e, devido à fragmentação de habitats, muitos animais vêm parar no meio urbano, então acabamos tendo bastante conflitos e recebendo bastante demanda de resgate e apreensão”, afirma.

Para denúncia de animais vítimas de maus-tratos, caça, tráfico ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato diretamente com a Polícia Militar Ambiental por meio do Disque Denúncia 181 ou com a Ouvidoria do IAT .

É necessário informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

Galeria de Imagens

*Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos leitores e não representam a opinião do site.
Reservamo-nos o direito de aprovar ou remover comentários que considerarmos inadequados ou que violem nossas diretrizes.

Podcast

Edição impressa

Edição 291
Última edição

Edição de 12/09/2025

Publicada em 12/09/2025

🚨 Receba as notícias em primeira mão!
Entre no nosso grupo no WhatsApp ou canal no Telegram!

Usamos cookies e tecnologias para melhorar sua experiência, personalizar anúncios e recomendar conteúdos.
Ao continuar, você concorda com isso. Veja nosso novo Aviso de Privacidade em nosso Portal da Privacidade.