O ano de 2025 ficará marcado na história do futsal feminino, com a realização da primeira Copa do Mundo da FIFA na modalidade. As competições mundiais tiveram início em 1930, nos gramados. Nas quadras, as disputas masculinas começaram apenas 59 anos depois, e, agora, três décadas mais tarde, é a vez do feminino entrar em cena.
Convocação
Para dar início a esse novo capítulo da história, a Seleção Brasileira de Futsal Feminino, comandada pelo técnico Wilson Sabóia, convocou 14 atletas entre as principais equipes do país. Entre elas estão Bianca Castagnaro, goleira do Stein Cascavel Futsal, e Luana Rodrigues, fixa da equipe. Além das atletas, o clube também estará representado pelo técnico Márcio Coelho, que integra a comissão técnica da Seleção como treinador auxiliar.
A goleira, que já vem defendendo a camisa azul e amarela em outras competições nacionais e internacionais, ressalta a expectativa em participar da Copa do Mundo. “É o primeiro mundial, exige muita responsabilidade, mas estou feliz de participar deste grupo e ansiosa para representar o Brasil”, conta Bianca.Luana, que também já competiu pelo país em outras convocações, destaca a alegria de estar entre as 14 selecionadas. “Estou muito feliz. É um momento único e muito importante para o futsal feminino. Estar entre as atletas seletas que irão representar o Brasil nesse primeiro mundial é muito especial”, comenta a jogadora.
Filipinas será o palco
A Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA acontecerá entre os dias 21 de novembro e 7 de dezembro de 2025, nas Filipinas, no continente asiático.
A competição reunirá 16 equipes das seis confederações da FIFA. Elas serão divididas em quatro grupos de quatro seleções. As duas melhores de cada grupo se classificam para as quartas de final.
No Grupo A estão Filipinas, Polônia, Marrocos e Argentina; no Grupo B, Espanha, Tailândia, Colômbia e Canadá; no Grupo C, Portugal, Tanzânia, Japão e Nova Zelândia; e no Grupo D, Brasil, Irã, Itália e Panamá.