O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná) promove nesta quinta-feira (10), às 14h, uma vista mediada e bate-papo sobre a exposição “TUDO BEM BOMBOM”, com a participação dos artistas Eduardo Amato, Eleonora Gomes e da curadora Gabriele Gomes. A atividade acontece na Sede Adalice Araújo, no hall de entrada do prédio da Secretaria de Estado da Cultura. Ela é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.
Durante o encontro, os artistas apresentarão no auditório Brasílio Itiberê obras em vídeo e instalação que integram a exposição em cartaz. Com curadoria de Gabriele Gomes, a mostra reúne trabalhos recentes de Eduardo Amato e Eleonora Gomes, em uma ocupação artística que toma conta de todo o espaço da Sede Adalice Araújo, por meio de performances, instalações, pinturas, desenhos, vídeos, fotografias e objetos que estão espalhados pelo espaço da instituição.
Logo na entrada do MAC-PR, uma faixa com a palavra “Gruta” convida o público a adentrar os espaços do museu, propondo uma imersão em atmosferas oníricas, coloridas e por vezes irônicas. Entre varinhas e vulcões, o visitante encontra pinturas em cabeceiras de cama, esculturas feitas com meias, desenhos sobre camurça e vestígios de experiências vividas pelos artistas em suas passagens pelo Oriente e outras partes do mundo.
A exposição propõe um percurso sensorial e poético, que convida o público a aproveitar cada passo de todo o trajeto a ser percorrido.
ARTISTAS – Eduardo Amato vive em Curitiba e trabalha com performance, instalação, desenho, fotografia, poesia, vídeo e escultura. Sua prática é experimental, adaptando-se aos espaços e materiais com os quais interage. É mestre em Artes pela Unespar (Universidade Estadual do Paraná), coordena a PF: Casa de Estudos (espaço cultural independente especializado em arte contemporânea) desde 2014 e participa de redes internacionais voltadas à arte-performance.
Eleonora Gomes também é de Curitiba e pesquisa modos de representar a experiência subjetiva e coletiva por meio da pintura, instalação, performance e objetos. É formada em Pintura pela Embap (Escola de Música e Belas Artes do Paraná), com pós-graduação em Poéticas Visuais. Participou de residências no Brasil, Japão, Colômbia e Portugal, e atuou por quase dez anos na PF: Casa de Estudos.
CURADORIA – Gabriele Gomes, a curadora, é artista e escritora. Trabalha com pintura, fotografia, vídeo, objetos, poesia e prosa. Estudou em Florença, na Itália, e na Embap. Seus trabalhos investigam temas ligados à natureza, à casa e ao cotidiano.
Serviço:
Bate-papo e visita mediada pela exposição “TUDO BEM BOMBOM”
Data: 10 (quinta-feira), 14h
Local: Sede Adalice Araújo – MAC Paraná – Rua Ébano Pereira, 240, Centro – Curitiba
Entrada gratuita – Não é necessário inscrição prévia
Galeria de Imagens



