Com um investimento de mais de R$ 500 mil, foi inaugurado nesta quinta-feira (24), no Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o Centro de Pesquisa para Avaliação da Produção e Nutrição de Leitões (Crechário) – Estação Experimental Professor Antônio Carlos dos Santos Pessoa. A cerimônia contou com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, do reitor da Unioeste, Alexandre Webber, e do diretor do campus, Emerson Fey.
A nova estrutura conta com 300 m² e teve um investimento total de R$ 529.997,55, destinados à criação e à pesquisa com leitões. O espaço será utilizado para atividades de ensino, pesquisa e extensão.
“O que antes alojava 42 leitões, hoje vai alojar quase 160, então o que nós fazemos com o experimento, com a pesquisa em 80, 90 dias, hoje vamos fazer em 40 dias. Com isso queremos aumentar o número de pesquisa. Com isso, também conseguimos o selo de Certificação da Frimesa, um selo de bem-estar e de biosseguridade, tivemos que fazer diversas modificações aqui para falar que a gente produz suíno, ele vai ser abatido pela Frimesa e pode ser consumido, utilizando a pesquisa”, explica o coordenador do projeto, Paulo Levi de Oliveira Carvalho.
Para Daniel Pigatto Monteiro, Diretor-Presidente da empresa Tectron (investidora), investir na estrutura garante a produção de conhecimento. “Um dos motivos de investirmos em uma Universidade é porque gera conhecimento, tecnologia, acerta, erra, por isso tem a pesquisa, para que do fruto disso seja constituída mais tecnologia, empresas melhores, melhores ambientes para dissolver ou para promover conhecimento. O que nós, empresa que investe, colhe com isso é uma empresa nacional com 23 anos de existência, 100% nacional, exportando para mais de 30 países”.
A nova estrutura, para o professor Davi Feliz Shreiner, que esteve na gestão do campus durante e na ocasião representou o Ex-deputado Marcel Micheletto, se resume em alegria e agradecimento. “Se nós queremos trabalhar com Ensino, Pesquisa, Extensão e a prestação de serviços, nós também temos que avançar na qualidade. Esse é um compromisso não só com as Universidades, mas com a educação”.
Durante a solenidade, o secretário Aldo Bona destacou a importância do momento vivido pelas universidades públicas: “É revigorante estar nas universidades e ver que aquilo que é trabalhado para acontecer, está acontecendo. As universidades estão, de fato, vivendo um bom momento. Um momento que, do ponto de vista da organização interna, da possibilidade de planejamento e de atendimento às suas necessidades, permite atuar com mais previsibilidade e eficiência”, afirmou.
O reitor Alexandre Webber reforçou o compromisso da gestão em trabalhar pelo desenvolvimento de todos os campi da instituição: “Vamos continuar nesse caminho de avanço, trabalhando em conjunto pelo desenvolvimento de todos os campi da nossa Universidade.”
“É uma alegria muito grande a gente compartilhar esse momento de mais uma inauguração aqui no campus de Marechal. Vejo que todo mundo ganha com isso, é a Universidade, que está se aproximando das empresas, que vão ser o mercado de trabalho de muitos egressos, e as empresas vêm aqui buscar novos produtos, novas tecnologias que precisam ser validadas. Parabéns a todos os envolvidos, sabemos que nada se faz sozinho, precisa de muito trabalho. Estruturas assim fazem a sociedade lembrar do trabalho e pesquisa que a Unioeste faz”, reflete o diretor do campus, Emerson Fey.
Sobre o crechário
O professor Paulo Levi, coordenador do setor de suinocultura do campus, explicou que o novo crechário é uma ampliação da infraestrutura da Fazenda Experimental Antônio Carlos Pessoa.
“O crechário é destinado a leitões pós-desmame, com cerca de 7 kg, podendo chegar até aproximadamente 24 kg. Ele complementa o setor de suinocultura e será utilizado para ensino, pesquisa e extensão. A unidade tem capacidade para cerca de 160 leitões e possibilitará a realização de experimentos de nutrição animal, incluindo parcerias com cooperativas agroindustriais, como a Copagril”, detalhou o professor.
Visita técnica
Na ocasião, também foi realizada uma visita técnica às obras em andamento no campus, financiadas por meio do programa PROINFRA/SETI/UEF, sendo a Sala 4.0, Sala Multiuso e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Treinamento Científico Tecnológico em Ciências Agrárias, onde está localizado o Laboratório de Fisiologia e Promoção de Crescimento de Plantas. Também visitaram as instalações da nova Rádio Unioeste no Campus.
O diretor do campus, Emerson Fey, celebrou as conquistas: “É uma tarde de muita alegria por vários motivos. Um deles é a posse de 18 novos servidores, que passam a integrar o quadro da universidade. Todos esses investimentos são fundamentais para qualificar a educação e o nosso trabalho. Só paredes e prédios não fazem as coisas acontecerem; precisamos de pessoas comprometidas. Estamos avançando, e a Universidade está trilhando um excelente caminho. Em nome de toda a comunidade acadêmica, agradeço à SETI pelo investimento e à Reitoria da Unioeste pelo apoio e articulação para que essas melhorias se concretizassem.”
Também estiveram presentes durante a cerimônia: Vice-Reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Professor Gilmar Ribeiro de Mello; Diretor-Geral do Campus de Marechal Cândido Rondon – Professor Emerson Fey; Secretário de Educação do Município de Marechal Cândido Rondon – João Carlos Klein, representando o Prefeito Adriano Backes; Diretora do Centro de Ciências Agrárias – Professora Marcela Abbado Neres; Diretor do Núcleo de Estações Experimentais – Professor Edmar Soares de Vasconcelos; Agente Universitário, responsável pelo setor – Ernesto Deves; Diretor de Planejamento Físico da Unioeste – Engenheiro Paulo Henrique Gris; Engenheiro Civil responsável pela fiscalização da obra – Alex Penazzo Chiamenti; Pró-Reitora de Extensão – Professora Fabiana Regina Veloso; Pró-Reitora de Graduação – Professora Aparecida Darc de Souza; Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação – Professora Sanimar Busse; Pró-Reitora de Recursos Humanos – Professora Joseane Rodrigues da Silva Nobre; Pró-Reitor de Administração e Finanças – Professor Gerson Henrique da Silva; Diretor-Geral do Campus de Cascavel – Professor Geysler Rogis Flor Bertolini; Diretora-Geral do Campus de Toledo – Professora Patrícia Stafusa Sala Battisti; Presidente da Fundação Universitária do Campus de Marechal Cândido Rondon (Fundecamp) – Professor Alessandro Vinicios Schneider; Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Professora Loreni Maria dos Santos Braum; Diretor do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras – Professor Arestides Pereira da Silva Júnior; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável – Professor Wilson João Zonin; Coordenadora do Curso de Zootecnia – Professora Cinthia Eyng; Coordenador do Curso de Agronomia – Professor Neumarcio Vilanova da Costa; Representante do Fomento Suínos da Copagril – Doglas Batista Lazzeri; Representante da Sooro Renner Nutrição S.A. – Peterson Vasconcellos Zequi.