Quando se fala em agronegócios, com certeza o Oeste do Paraná é referência. Não só pela alta produtividade no campo, mas também pelo Show Rural Coopavel. Em sua 37ª edição, a maior feira da América Latina deve movimentar cifras milionárias e atrair centenas de milhares de visitantes.
A feira tem início oficialmente na segunda-feira (10) quando o Parque Tecnológico Coopavel abrirá suas portas. Ao todo são 600 expositores que estão desde o início de janeiro organizando seus estandes.
Dentre as presenças já confirmadas estão a do governador Ratinho Junior e do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Cury. Eles estarão no Show Rural na quarta-feira (12) e, além da sessão da Assembleia Itinerante, devem ser anunciados – como todos os anos, investimentos em diversas áreas pelo Governo do Estado.
Com o tema Nossa natureza fala mais alto, a edição deste ano reforça o compromisso dos produtores rurais e da Coopavel com a sustentabilidade e a preservação ambiental.
Movimento na cidade
Além de todo o movimento dentro do Parque, a cidade de Cascavel e as cidades da região também se beneficiam com o Show Rural.De acordo com o presidente Dilvo Grolli, a feira injeta aproximadamente R$ 200 milhões nos mais diferentes setores da economia local e regional. “Além de contribuir para o contínuo aprimoramento da agricultura e pecuária, o Show Rural é uma alavanca para a economia local.
Durante cinco meses, de novembro a março, equipes de diferentes empresas do setor se dedicam a preparar a mostra de tecnologia. Nesse período, o evento aquece segmentos como hotelaria, alimentação, entretenimento e construção civil”, ressaltou.

Segurança na estrada
Sempre parceira da Coopavel, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) será a responsável pela organização do trânsito no acesso ao Show Rural, garantindo fluidez e ordem durante a feira.
Segundo o inspetor Vinicius Silva, a previsão é que as intervenções sigam o modelo do ano passado, com ajustes pontuais.
Uma das principais mudanças será o fechamento do acesso à esquerda para quem vem de Foz do Iguaçu e deseja seguir para Maringá, logo após o viaduto do Periolo. “O motorista deverá seguir na BR-277, sentido Curitiba, e utilizar o retorno logo depois do Trevo Cataratas, à direita, acessando a via pelo posto Sabiá e um retorno por trincheira”, detalha Vinicius.
Outras alterações incluem o fechamento parcial de dois retornos próximos à empresa Para Frente Brasil. No período da manhã, o bloqueio ocorrerá no sentido decrescente, enquanto à tarde será no sentido crescente. Já o acesso à trincheira da Ferroeste seguirá sob orientação dos agentes da PRF.
Na frente da unidade operacional da PRF está prevista a ampliação do fluxo para três faixas, em vez de duas, o que depende de ajustes do Dnit.
Motoristas e pedestres, segundo a PRF, precisam redobrar atenção principalmente nos horários de pico de trânsito em direção e próximo ao parque do Show Rural – entre 7h e 9h e entre 16h e 18h30.
Em números
600 expositores
720 mil metros quadrados
5,5 mil experimentos agrícolas
Estacionamento para 17 mil veículos
4,5 mil pessoas trabalhando
100 bebedouros com água gelada
28 conjuntos de banheiros
18km de ruas asfaltadas
8km de ruas cobertas
Fonte: Fonte não encontrada