O Governo do Estado, por meio de seu órgão de promoção turística, Viaje Paraná, promoveu nesta semana mais duas capacitações de agentes de viagens e profissionais do turismo em eventos ao redor do Brasil. As ações aconteceram em Salvador (BA), encontro da Europlus, e em Santos (SP), durante o Panrotas Next. Nos dois eventos, 210 pessoas estiveram presentes.
“Essa ação faz parte de um grande projeto de promoção do turismo no país. Mostramos nossos atrativos, destinos e o porquê os agentes de viagens e profissionais do setor podem vender pacotes de destinos do Estado para seus clientes”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “Neste momento, estamos trabalhando muito com o Natal do Paraná, que tem um espetáculo tão sensacional quando de outros Estados, inclusive com atrações gratuitas”, acrescentou.
O evento na capital baiana reuniu 30 agentes, que foram preparados sobre os potenciais e atrativos estaduais. O encontro aconteceu na noite desta quinta-feira (7) e mostrou o Paraná como destaque nacional em diversas frentes, tanto na qualidade de vida quanto no crescimento econômico, fatores que refletem positivamente no aspecto turístico. Os agentes também tiveram contato com produtos típicos, como vinhos da Vinícola Araucária (Região Metropolitana de Curitiba) e a bala de banana de Antonina (Litoral do Estado).
“Essa parceria com o Viaje Paraná é fundamental para o nosso trabalho. Juntos, estamos levando o melhor do turismo paranaense para agentes de viagens de todo o Brasil. Entendemos que essa união de forças é essencial para fortalecer o setor e mostrar a riqueza do Paraná enquanto destino”, afirmou Patrícia Carvalho, gerente de Marketing da Europlus.
Durante o Panrotas Next, 180 profissionais foram capacitados na terça-feira (5). Eles eram majoritariamente de municípios próximos de Santos, como São Vicente e Praia Grande, cujo público-alvo de vendas são turistas da região do litoral paulista.
“O Natal de Curitiba e o município de Carambeí, com sua imigração holandesa, chamaram muita atenção e despertaram curiosidade nos agentes. Eu senti que o pessoal estava engajado em fazer pacotes e viagens personalizadas, conforme o perfil do cliente, porque já estavam procurando indicações de empresas e receptivos paranaenses. Ou seja, deve ser uma demanda já existente que agora pode ser suprida com o Paraná”, explica Marco Abbonizio, assessor do Viaje Paraná que fez a capacitação.
BALANÇO – Somando as grandes convenções, famtours e ações em outros eventos ao redor do Brasil já realizados, o Estado tem a marca de mais de 16,9 mil agentes, empresários e profissionais do turismo capacitados pelo órgão desde janeiro de 2024.
Agora, o Viaje Paraná segue com seu robusto calendário de promoção do turismo estadual em eventos de mercado e mais uma grande convenção do setor realizada no Estado ao longo de agosto. A expectativa é que, no restante deste mês, outros 500 agentes de viagens sejam capacitados.
Galeria de Imagens











