
O candidato do PSD ao Governo do Paraná, Sandro Alex, afirmou nesta quinta-feira (20), durante agenda com o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Cascavel, que pretende implantar um Batalhão de Patrulha Rural da Polícia Militar no município.
Segundo o candidato, a nova unidade terá a função de centralizar a estrutura e a doutrina das quase 100 Patrulhas Rurais atualmente vinculadas a diferentes batalhões da Polícia Militar do Paraná (PMPR).
A proposta, de acordo com Sandro Alex, busca padronizar procedimentos, melhorar o atendimento e dar mais agilidade às respostas às ocorrências nas áreas rurais.
“A região Oeste é rica na área rural, e a gente percebe um movimento muito grande em cima da área rural. Então, aqui tem mais um compromisso: o Batalhão da Patrulha Rural do Paraná vai ser construído em Cascavel. Mais um compromisso que eu assumo com o município”, afirmou.
Sandro Alex também declarou que pretende equipar as viaturas da Patrulha Rural com sistema de internet via Starlink. A proposta, segundo ele, é ampliar a capacidade de comunicação das equipes em tempo real durante os atendimentos.
“Nós queremos estrutura e tecnologia para atender o produtor rural e proteger as nossas comunidades. Esse novo Batalhão representa um modelo inédito no Paraná e ajuda a mandar o recado de que as forças policiais monitoram as áreas rurais com afinco e vão inibir cada vez mais crimes e ameaças”, disse.
O candidato afirmou ainda que a medida pretende ampliar uma política de segurança rural desenvolvida nos últimos anos em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).
Segundo dados apresentados pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná, os roubos em propriedades rurais tiveram redução de quase 79% entre 2019 e 2025.
No mesmo período, os homicídios dolosos em áreas rurais passaram de 159 para 87 casos, queda de cerca de 45%. Os feminicídios caíram de cinco para três ocorrências, redução de 40%.
Entre os crimes relacionados diretamente à atividade agropecuária, os furtos de bovinos passaram de 1.224 registros em 2019 para 443 em 2025, redução de cerca de 57%.
As Patrulhas Rurais também passaram a utilizar um sistema de controle de atendimento das propriedades. Atualmente, são mais de 37 mil propriedades cadastradas e 24 mil certificações com placas de identificação.
Outra iniciativa citada por Sandro Alex é a criação dos Conselhos Comunitários de Segurança Rural (Consegs Rurais). A proposta reúne comunidades rurais e órgãos de segurança para discutir problemas específicos de cada região.
O Governo do Estado também desenvolveu, em parceria com o Sistema Faep/Senar-PR, uma cartilha sobre segurança rural. O material reúne orientações relacionadas a mudanças comportamentais e estruturais, além de medidas de segurança em edificações, cercados e iluminação.
“Proteção do produtor rural é uma prioridade. Esse novo Batalhão vai ajudar a centralizar todas essas conquistas recentes. E com a contratação de novos policiais vamos expandir o atendimento”, complementou Sandro Alex.
Observação editorial: o material trata de uma proposta de campanha apresentada pelo candidato e os números de segurança foram atribuídos, no texto-base, à Secretaria da Segurança Pública do Paraná.
