
A Prefeitura de Marechal Cândido Rondon e a Fundação Promotora de Eventos de Marechal Cândido Rondon oficializaram a comissão organizadora da 36ª Oktoberfest do município por meio da Portaria 1.566/2026, publicada no Diário Oficial Eletrônico, para coordenar a estrutura, a logística e a programação cultural das festividades que ocorrem entre setembro e outubro.
O prefeito Adriano Backes assume a presidência da comissão organizadora, que tem Vanderlei Caetano Sauer como vice-presidente, Valdelir Gilmar Dattein na função de coordenador executivo e Junior Paulinho Nisczak como diretor-presidente da Proem. A equipe engloba representantes de setores como assuntos jurídicos, imprensa, licitações, segurança, saúde pública, praça de alimentação, decoração e atrações culturais.
A abertura da programação festiva será realizada no dia 26 de setembro, às 19h, na Casa Cultural, no parque de exposições, com os concursos para a escolha da Rainha, Princesas, Casal Fritz e Frida e Kleine Kinder da edição 2026. A noite de abertura contará com apresentação musical da Banda Berg.
As tradicionais Pré-Oktoberfests iniciam no dia 9 de outubro, às 17h30, na Rua Santa Catarina. A segunda edição ocorre no dia 16 de outubro, às 17h30, na Avenida Rio Grande do Sul, e a terceira será promovida no dia 22 de outubro, às 17h30, na Copa Germânica do parque de exposições.
O Desfile Alegórico está agendado para o dia 24 de outubro, às 18h. As celebrações principais no Centro de Eventos do parque de exposições acontecem nos dias 23 e 24 de outubro, com animação da Banda Monte Carlo e da Banda Munique.
O coordenador executivo da comissão, Valdelir Gilmar Dattein, explicou que a oficialização do grupo permite avançar na organização dos trabalhos integrados. O dirigente ressaltou que as equipes iniciam o planejamento dos serviços de apoio, limpeza, jogos germânicos, Concurso do Chope em Metro e atendimento ao público.
