3°C 11°C
Cascavel, PR
Publicidade

Corpo de Bombeiros do Paraná ganha Chefia do Estado-Maior

A nova função, inédita na corporação, reforça a gestão administrativa da instituição e garante mais eficiência no planejamento e na distribuição d...

20/02/2026 às 13h36 Atualizada em 20/02/2026 às 17h15
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) realizou nesta quinta-feira (19), no quartel do Comando-Geral, em Curitiba, a cerimônia de posse da Chefia do Estado-Maior. A nova função, inédita na corporação, reforça a gestão administrativa da instituição e garante mais eficiência no planejamento e na distribuição de recursos que sustentam o atendimento operacional realizado pelos bombeiros em todo o Estado.

Dentro da estrutura militar, a Chefia do Estado-Maior é responsável pela gestão administrativa da corporação, assessorando diretamente o comandante-geral. Enquanto o subcomandante mantém o foco na atividade operacional, com a resposta direta à população, cabe ao Estado-Maior estruturar e coordenar os meios necessários para que esse atendimento aconteça com qualidade.

Continua após a publicidade

O coronel Fabio Roberto de Azevedo Thereza será o primeiro Chefe do Estado-Maior na história da corporação. A medida ocorre três anos após a desvinculação do CBMPR da Polícia Militar do Paraná e consolida um processo de amadurecimento institucional iniciado com a autonomia administrativa do Corpo de Bombeiros.

“A Chefia do Estado-Maior fortalece a estrutura administrativa do Corpo de Bombeiros e nos permite planejar com mais eficiência o crescimento da corporação. Isso significa melhores condições de trabalho para nossos bombeiros e, consequentemente, um atendimento ainda mais qualificado à população paranaense”, afirmou o comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino.

O chefe do Estado-Maior ressaltou que, embora a atuação do novo órgão aconteça nos bastidores, os reflexos se dão diretamente na prestação do serviço a população. A melhoria na gestão administrativa facilitará a aquisição de equipamentos, uniformes, viaturas e ambulâncias, além de aprimorar a distribuição de efetivo e recursos pelo Estado.

Continua após a publicidade
Anúncio

“A execução do atendimento é feita pelo bombeiro que está na ponta, mas o meio para que essa entrega aconteça passa pelo Estado-Maior. Vamos olhar para dentro da corporação para desenvolver melhor o trabalho lá fora. O objetivo é fazer com que aquilo que o nosso bombeiro precisa para servir a comunidade chegue de forma mais efetiva”, ressaltou o coronel Azevedo.

Com a criação da Chefia do Estado-Maior, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná dá mais um passo no fortalecimento institucional iniciado com a desvinculação, aprimorando sua gestão interna para entregar, na ponta, um serviço cada vez mais eficiente e alinhado às necessidades da população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cascavel, PR
Tempo nublado

Mín. Máx. 11°

Sensação
3.14km/h Vento
94% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
07h18 Nascer do sol
05h53 Pôr do sol
Qua 12°
Qui 16°
Sex 14°
Sáb 17° 13°
Dom 22° 14°
Atualizado às 03h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,14 +0,02%
Euro
R$ 5,87 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 342,544,50 -2,14%
Ibovespa
170,370,38 pts 1.21%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias