
A Secretaria Municipal de Educação de Cascavel realiza, de segunda (23) a sexta-feira (27), a primeira edição da Prova Cascavel de 2026. A avaliação será aplicada aos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de todas as escolas da rede municipal.
A Prova Cascavel tem caráter diagnóstico e tem como principal objetivo avaliar como as crianças estão no início do ano letivo, permitindo que as escolas e a rede municipal tracem metas, estratégias pedagógicas e intervenções adequadas para o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem ao longo do ano.
A aplicação da avaliação será realizada pelos coordenadores pedagógicos de cada escola, garantindo proximidade com a realidade escolar e acompanhamento qualificado de todo o processo.
Mais do que medir resultados, a Prova Cascavel é uma ferramenta de acompanhamento pedagógico que contribui para a análise do desempenho dos alunos, das turmas, das escolas e da rede como um todo, servindo de base para o planejamento educacional.
Para a secretária municipal de Educação, Gislaine Buraki, a avaliação é fundamental para qualificar as ações pedagógicas desde o início do ano. “A Prova Cascavel é um instrumento importante para que possamos compreender como nossos alunos chegam neste início de ano letivo. A partir desse diagnóstico, conseguimos planejar estratégias mais assertivas, apoiar o trabalho dos professores e garantir que cada criança tenha as condições necessárias para avançar em sua aprendizagem”, destaca a secretária.
A avaliação integra as ações de monitoramento da aprendizagem desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação e reforça o compromisso com uma educação pública de qualidade, baseada em dados, planejamento e acompanhamento contínuo.
A Secretaria orienta as escolas sobre a importância da participação dos alunos, já que quanto maior a adesão, mais preciso é o diagnóstico e mais efetivas podem ser as ações pedagógicas ao longo do ano letivo.
Mín. 19° Máx. 35°