
A AtlasIntel registrou na quarta-feira (26) uma pesquisa de intenção de voto para medir a disputa pelo Governo do Paraná e pelas duas vagas ao Senado Federal, incluindo o nome do prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, como opção em cenários eleitorais. A divulgação do levantamento está prevista para a terça-feira (31), próximo ao prazo de desincompatibilização.
O estudo apresenta quatro cenários diferentes para o Palácio Iguaçu, com os nomes de Alexandre Curi, Guto Silva, Luiz França, Rafael Greca e Requião Filho, além de Pimentel. Segundo o material, o governo já teria realizado pesquisas internas avaliando a possível rejeição do eleitorado à hipótese de o prefeito deixar o cargo para disputar o Executivo estadual.
A pesquisa também aborda a influência de padrinhos políticos, ao questionar o eleitor sobre candidatos associados a lideranças como Ratinho Junior, Lula e Bolsonaro. O levantamento simula ainda cinco cenários de segundo turno, todos com a presença de Sergio Moro, o que pode gerar questionamentos jurídicos.
No início de março, a desembargadora Sandra Bauermann, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, proibiu a divulgação de pesquisa semelhante ao considerar que a associação de pré-candidatos a lideranças poderia violar a isonomia no pleito. A ausência de determinados nomes em simulações de segundo turno também foi apontada como fator de indução ao eleitor.
O questionário inclui ainda cenários para a disputa ao Senado, com dois panoramas distintos, e mede a corrida presidencial com nomes como Aldo Rebelo, Flávio Bolsonaro, Lula, Renan Santos, Romeu Zema, Ronaldo Caiado e Eduardo Leite. Também avalia a preferência do eleitor paranaense entre continuidade ou mudança na gestão estadual e relembra escolhas em eleições anteriores.
De acordo com o material, o resultado do levantamento poderá influenciar decisões políticas futuras e indicar tendências eleitorais no estado.
Mín. 19° Máx. 29°