
O Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do Alto Ivaí promove nesta sexta-feira (10) a 12ª reunião ordinária para discutir questões relevantes à gestão da água na região de abrangência do órgão. O encontro ocorre às 9 horas, de forma remota, com transmissão simultânea por este link .
Entre os destaques da pauta estão a atualização sobre o estágio de contratação do plano de bacia, instrumento fundamental para o planejamento e a gestão dos recursos hídricos na região, e a apresentação sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) Bulha/Ivaí, com foco no processo de criação e no mapeamento da unidade.
As atividades integram o plano de trabalho da Diretoria de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do Instituto Água e Terra (IAT), órgão gestor do Sistema Estadual de Recursos Hídricos, que atua como Secretaria Executiva e oferece suporte técnico e financeiro aos comitês. Para mais informações sobre os CBHs e suas agendas, acesse www.iat.pr.gov.br na aba “Gestão das Águas”.
Criado pelo Decreto Estadual nº 8.859/2013, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Ivaí é composto por representantes do Poder Público, usuários de recursos hídricos e a sociedade civil organizada, totalizando 33 membros titulares e respectivos suplentes. O atual mandato foi definido nas reuniões setoriais realizadas em março de 2025. Dúvidas podem ser encaminhadas à secretaria executiva do comitê pelo e-mail: cbhaltoivai@iat.pr.gov.br.
GESTÃO DA ÁGUA– Os CBHs são órgãos colegiados com atribuições normativas, deliberativas e consultivas, vinculados ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH/PR), e têm o objetivo de contribuir para a aplicação da Política Estadual de Recursos Hídricos na sua área de atuação a fim de garantir o controle social da gestão das águas, conforme estabelecido pela Lei Estadual 12.726/1999 e Decreto Estadual nº 9.130/2010.
Eles são constituídos por representantes do Poder Público, setores usuários de águas e sociedade civil, os quais compartilham responsabilidades na gestão dos recursos hídricos.
Mín. 19° Máx. 29°