
A partir deste mês, mulheres atendidas na rede pública de saúde de Cascavel passam a contar com mais uma opção de método contraceptivo: o Implanon. Conhecido como “chip anticoncepcional”, o método estará disponível a partir de 22 de abril. Ao todo, 64 profissionais já passaram por formação teórica e prática, em março.
Neste primeiro momento, 11 unidades de saúde vão a ofertar o dispositivo. São elas:
- Santa Felicidade,
- Vila Tolentino,
- Pioneiros Catarinense,
- Morumbi,
- Tio Zaca,
- Parque São Paulo,
- Santo Inácio,
- Presidente,
- Sanga Funda,
- Nova Cidade.
- Pacaembu.
O dispositivo é fornecido pelo Ministério da Saúde e, em Cascavel, a implantação segue um fluxo estruturado pela Secretaria Municipal de Saúde, com protocolos já disponíveis para as equipes, garantindo segurança e controle dos insumos. Inicialmente, cada uma das onze unidades receberá 50 dispositivos, distribuídos pela Central De Abastecimento Farmacêutico e Insumo (Cafi). O atendimento será realizado normalmente nos horários de rotina das unidades.
O Implanon é um método anticoncepcional hormonal de longa duração. Na prática, consiste em uma pequena haste inserida sob a pele do braço, que libera continuamente o hormônio etonogestrel, prevenindo a gravidez por até três anos, com alta eficácia e sem necessidade de manutenção diária. Na rede pública de Cascavel, o público-alvo são mulheres de 14 a 49 anos, em idade fértil.
Antes da inserção, as pacientes passam por consulta de enfermagem ou médica, quando recebem orientações e são encaminhadas para a realização de teste rápido de gravidez, que deve ser apresentado no dia do procedimento ou validado pelo profissional responsável.
De acordo com o secretário de Saúde, Ali Haidar, a medida fortalece a atenção básica e amplia a autonomia das mulheres. “A paciente chega à unidade, passa por uma anamnese e, junto com o profissional, avalia qual é o método mais adequado para a sua realidade. Com a capacitação, as enfermeiras passam a estar aptas a realizar tanto a inserção do DIU, que já é ofertada em todas as unidades de saúde do município, quanto do Implanon, tornando o nosso atendimento mais ágil.”
A etapa prática do treinamento foi realizada em parceria com o Hospital Universitário, no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia. Os profissionais passaram por aplicação supervisionada, incluindo simulações e atendimentos acompanhados, e receberam certificação pela Sesau.
A implantação do novo método contraceptivo oferecido pelo SUS ocorre de forma gradual, considerando a estrutura das equipes. Atualmente, Cascavel conta com 46 unidades de saúde, muitas com mais de um profissional de enfermagem, o que exige um cronograma contínuo de capacitação, já em andamento, para que o serviço esteja disponível em toda a rede até o final de 2026.
Além do Implanon, o DIU de cobre continua sendo oferecido normalmente nas unidades de saúde do município.
Mín. 18° Máx. 26°