
O município de Espigão Alto do Iguaçu, na região Centro-Sul, recebeu nesta quinta-feira (9) repasse do Governo do Estado de R$ 2,6 milhões, recursos do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap). O valor será destinado à construção de sete pontes em cinco localidades rurais. Nos últimos cinco anos, a cidade decretou três situações de emergência em razão de tempestades severas e enxurradas registradas na área urbana e localidades rurais.
O projeto executivo das obras de prevenção foi enviado pela prefeitura à Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cedec) que validou a demanda com base no histórico de ocorrências registradas e no mapeamento das áreas de risco do município.
As novas estruturas em concreto vão substituir pontes de madeira e manilhas antigas nas comunidades de Três Passos, Boa Esperança, Mato Queimado, Faxinal do Céu, Água do Meio e Calamancio. A intervenção nas áreas de travessia com a construção de estruturas mais altas e robustas, com maior capacidade de vazão, vai assegurar a circulação dos moradores e o escoamento da produção agrícola em períodos de chuva intensa. Atualmente cerca de 40% da população vive na área rural, onde há plantação de soja, milho e criação de gado leiteiro.
De acordo com diagnóstico técnico elaborado pela prefeitura, a região enfrenta recorrentes problemas de drenagem. A erosão em lavouras próximas contribui para o acúmulo de sedimentos, galhos e palhas até os bueiros, provocando entupimentos e o transbordamento das águas pluviais.
Para o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig, esse repasse reforça a estratégia de ampliar investimentos em prevenção nos municípios. “Estamos fortalecendo o apoio do Estado com recursos que permitem intervenções estruturais antes que os desastres ocorram. Visamos a proteção da população e além da redução de danos e prejuízos econômicos”, afirmou.
Para o prefeito Agenor Bortocelo, essas obras são essenciais para assegurar a rotina de estudantes, moradores e trabalhadores das comunidades rurais. “Em períodos de chuva intensa, estradas são interditadas e em alguns casos as pessoas permanecem até três dias sem conseguir transitar, principalmente os caminhões que transportam a produção. Essas novas pontes vão resolver um problema histórico e trazer mais segurança e desenvolvimento para o município”, disse.
PREVENÇÃO– No ano passado, uma atualização na lei de criação do Fecap ampliou o uso dos recursos para ações preventivas. Além de Espigão Alto do Iguaçu, os municípios de Guaratuba, Londrina e Nova Aurora tiveram projetos aprovados, com repasse total de R$ 17 milhões.
Mín. 12° Máx. 25°