
Odeputado Professor Lemos (PT) destacou, na sessão plenária de segunda-feira (13), o reconhecimento nacional conquistado pelo município de Tunas do Paraná na área da educação, especialmente na alfabetização infantil.
Segundo o parlamentar, o município foi recentemente homenageado pelo Ministério da Educação com o selo ouro de alfabetização, referente aos anos de 2024 e 2025. A premiação reconhece cidades que garantem que crianças sejam alfabetizadas na idade adequada.
Lemos também ressaltou a participação de três estudantes — Laura Sofia, Maria Sofia e Oliver Gustavo — que estiveram em Brasília para receber a homenagem das mãos do presidente Lula. “São estudantes do segundo ano, alfabetizados, assim como os demais. Isto é muito importante, é o reconhecimento da alfabetização já no segundo ano”, afirmou.
O deputado parabenizou a gestão municipal e a comunidade escolar pelo resultado, citando o prefeito Mário, o Baldão, a Secretaria de Educação e profissionais envolvidos no processo de ensino. Para ele, o desempenho de Tunas do Paraná deve servir de referência para outras cidades. “Este é um exemplo a ser seguido por todos os municípios do Paraná e do Brasil, promovendo a alfabetização na idade certa, o que facilita todo o aprendizado nas etapas seguintes”, destacou.
Além da educação, Lemos também valorizou iniciativas culturais do município, como o projeto Cordas do Iguaçu, criado em 2011, que promove a formação musical de crianças e jovens. A iniciativa já se expandiu para outras cidades e tem levado estudantes, inclusive, para intercâmbios internacionais.
Ao final, o deputado celebrou os resultados alcançados pelo município. “Viva a educação, viva a cultura. Parabéns, Tunas do Paraná”, concluiu.
Mín. 17° Máx. 27°