1°C 12°C
Cascavel, PR
Publicidade

MP-PR investiga sistema de pedágio free flow no Paraná

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) informou nesta quinta-feira (16) que o Ministério Público do Paraná (MP-PR) instaurou procedimento administ...

16/04/2026 às 17h38
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa do Paraná
Compartilhe:
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) integra grupo de parlamentares que questiona cobrança no sistema free flow. - Créditos: Diogo Marques
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) integra grupo de parlamentares que questiona cobrança no sistema free flow. - Créditos: Diogo Marques

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) informou nesta quinta-feira (16) que o Ministério Público do Paraná (MP-PR) instaurou procedimento administrativo para apurar possíveis irregularidades no sistema de pedágio eletrônico free flow.

“Essa decisão ocorre após uma atuação firme e incansável de um grupo de deputados sobre esse tema. Encaminhei ao MP-PR um amplo conjunto de documentos apontando problemas no modelo adotado nas rodovias do Paraná”, afirmou.

Continua após a publicidade

Entre os principais pontos apresentados por Romanelli estão cobranças indevidas, dificuldades no pagamento, falta de informação ao usuário e erros na classificação de veículos. “Com a abertura do procedimento, essas situações passam a ser oficialmente investigadas”, pontuou.

“Vamos garantir justiça ao usuário, transparência na cobrança e respeito à lei, que prevê pagamento proporcional ao trecho percorrido”, completou.

Gepatria

Continua após a publicidade
Anúncio

Romanelli destacou que levou ao MP elementos robustos que indicam ausência de interesse público nas medidas adotadas pelas concessionárias.

“O procurador-geral de Justiça do Paraná, Francisco Zanicotti, instaurou, com base na representação encaminhada ao Gepatria, procedimento administrativo para acompanhar a execução dos contratos com as concessionárias, envolvendo rodovias federais e estaduais, no que se refere à implementação do sistema free flow”, disse.

O Gepatria é o Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa.

“Agora, o Ministério Público do Paraná atuará também em parceria com o Ministério Público Federal para garantir que tudo seja feito de acordo com o interesse público, que os contratos sejam cumpridos e que a população não seja penalizada injustamente”, afirmou.

O deputado também criticou o modelo adotado. “As pessoas não podem ser penalizadas por não terem condições operacionais de pagar o pedágio. No Lote 6 houve aditivo contratual, e no outro lote há praça física obrigatória, mas, por interesse das concessionárias, busca-se substituir tudo por cobrança eletrônica”, completou.

Cobrança ilegal

Romanelli e um grupo de 26 deputados ingressaram com duas ações populares na Justiça Federal, em Brasília, questionando as cobranças pelo sistema free flow no Lote 4 (627 km, nas regiões Norte e Noroeste) e no Lote 6 (662 km, nas regiões Sudoeste e Oeste).

Ainda em abril, o presidente da ANTT, Guilherme Sampaio, informou ao deputado que a agência não autorizou a instalação de pórticos eletrônicos para cobrança de pedágio nas rodovias do Lote 4. Segundo ele, qualquer cobrança ou multa decorrente da falta de pagamento nesse lote é considerada ilegal.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cascavel, PR
Tempo limpo

Mín. Máx. 12°

Sensação
3.49km/h Vento
63% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
07h18 Nascer do sol
05h53 Pôr do sol
Qui 16°
Sex 17°
Sáb 15° 12°
Dom 22° 14°
Seg 18° 13°
Atualizado às 10h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,21 +0,58%
Euro
R$ 5,91 +0,21%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 336,373,46 -2,48%
Ibovespa
169,895,88 pts -0.8%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias