
Oriundos de diferentes regiões do Paraná, alunos de colégios estaduais viajaram à capital do Estado como premiação pela vitória nos Ideathons do Sistema Faep em 2025, que propuseram soluções para os desafios de inovação no campo. Foram premiados os integrantes dos grupos que obtiveram primeiro, segundo e terceiro lugar em cada evento, totalizando 120 alunos.
Realizados entre junho e novembro, os oito Ideathons de 2025 foram sediados em Campo Mourão, Castro, Guarapuava, Diamante do Norte, Santa Mariana, Francisco Beltrão, Palotina e Irati. Somados, os eventos reuniram quase 400 estudantes, a grande maioria de colégios estaduais agrícolas.
Na visita a Curitiba, a programação iniciou com um Momento Inovação, que incluiu visitas técnicas a startups, espaços de inovação e empresas parceiras do setor agropecuário. Ainda nesta terça-feira (11), o grupo de premiados participa de experiências culturais e gastronômicas em pontos turísticos de Curitiba, como a Ópera de Arame, o Teatro Paiol e o bairro de Santa Felicidade. O retorno dos participantes às cidades de origem está previsto para esta quarta-feira (12).
Henrique Ramos Siqueira, estudante do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (CEEPA) Salto das Orquídeas, em Sapopema, no Norte Pioneiro, destacou a oportunidade de conhecer novos lugares e pessoas permitida pela experiência. “Agora, eu conheço gente do Paraná inteiro, outras realidades", afirmou.
Conforme os organizadores, o objetivo da visita a Curitiba é, justamente, valorizar e reconhecer o protagonismo, a criatividade e a inovação dos alunos premiados, promovendo integração, troca de experiências e celebração. Também participam da viagem diretores representantes dos colégios agrícolas e parceiros institucionais do Sistema Faep.
“O nosso futuro está nas mãos dos jovens. O Ideathon contribui para a formação de qualidade destes estudantes que, em breve, vão prestar assistência e desenvolver soluções aos nossos produtores rurais”, destacou o presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette.
IDEATHONS- Promovidos pelo Sistema Faep, em parceria com o Governo do Paraná e o Sebrae-PR, os Ideathons são eventos que fomentam a inovação no campo e estimulam o protagonismo de jovens estudantes na busca por soluções para desafios reais do setor agropecuário.
Os participantes passam por um dia inteiro de imersão sobre desafios reais e possibilidades de inovação no agronegócio. Divididos em grupos de cinco integrantes, os alunos atuam em conjunto para resolver um desafio revelado no início do evento. As edições deste ano geraram soluções criativas em temáticas como análise de dados no campo, avicultura e pecuária de precisão, por exemplo.
“Essa parceria com o setor produtivo propicia, aos estudantes dos nossos colégios agrícolas, o contato direto com desafios reais que vão encontrar no mercado de trabalho. Além disso, a integração entre alunos de diferentes escolas e regiões do Paraná contribui ainda mais para uma formação técnica e profissional de excelência”, destacou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
Além da viagem técnica a Curitiba, os três grupos vencedores de cada evento receberam medalhas, troféus e futuras sessões de mentoria com o Sebrae-PR para viabilizar a transformação da ideia proposta em um negócio real.
COLÉGIOS AGRÍCOLAS– Por meio da secretaria estadual da Educação, o Governo do Estado mantém 29 colégios agrícolas, que atendem mais de 7,5 mil estudantes em diferentes regiões do Paraná. As instituições integram a rede estadual de ensino e ofertam, além da grade curricular comum, uma variedade de cursos técnicos que vão de agricultura e agropecuária a áreas como saúde, tecnologia e meio ambiente.
A diversidade de conhecimentos permite que os alunos escolham a formação que mais se alinha aos seus interesses profissionais. A proposta visa formar profissionais altamente capacitados para atuar no setor agropecuário, suprindo a carência de mão de obra qualificada.
Mín. 14° Máx. 26°