8°C 17°C
Cascavel, PR
Publicidade

Núcleo ODS realiza primeira reunião de 2026 com definição de ações e eventos

Encontro no Premen reuniu instituições e poder público para alinhar agenda anual e organizar atividades no município

02/05/2026 às 10h26
Por: Tissiane Merlak Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Núcleo ODS realiza primeira reunião de 2026 com definição de ações e eventos

A primeira reunião de 2026 do Núcleo ODS Toledo foi realizada nesta quarta-feira (29), no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen), reunindo representantes de instituições, cooperativas, universidades e do poder público, incluindo as secretarias de Agricultura e Proteína Animal, de Meio Ambiente e da Saúde.

Durante o encontro, os participantes apresentaram as principais ações e programações previstas para o ano, com foco em iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre os destaques, a Secretaria de Agricultura e Proteína Animal citou a realização da Semana do Agricultor e a entrega da Horta Urbana. Já a Secretaria de Meio Ambiente apresentou o lançamento do Junho Verde, previsto para 3 de junho, além do desenvolvimento do projeto Rio com Vida.

Continua após a publicidade

Outro ponto debatido foi a realização da 4ª edição do Dia Sem Celular, marcada para o dia 18 de outubro, no Parque do Povo. A iniciativa busca incentivar a redução do uso de dispositivos móveis e promover a convivência social. A ação conta com apoio da Lei nº 3063/2026, que institui o programa “Desconecta: Mais Vida Fora da Tela”.

Também foi alinhada a organização da etapa local da 1ª Conferência Nacional ODS. Em Toledo, a conferência livre municipal está programada para o dia 15 de maio e será coordenada pelo Núcleo ODS.

Como encaminhamento, o grupo definiu a criação de um calendário compartilhado entre os integrantes, com o objetivo de divulgar ações, eventos e demandas por apoio ao longo do ano.

Continua após a publicidade
Anúncio

O evento contou ainda com a presença da vereadora Marli Gonçalves representando a Câmara Municipal.

A coordenadora do Núcleo ODS Toledo e diretora de Desenvolvimento Agropecuário e Abastecimento, Daliana Uemura, destacou que a reunião tem papel central na organização das ações. Ela explicou que o encontro permite reunir iniciativas já desenvolvidas no município e fortalecer a articulação entre os diferentes setores. “Esse primeiro momento do ano é fundamental para que todos apresentem o que estão planejando e para que a gente consiga organizar de forma conjunta as ações. Quando há esse alinhamento, as iniciativas ganham mais alcance e consistência”, afirmou.

Daliana também ressaltou a importância do trabalho integrado para a sociedade. Segundo ela, Toledo já possui diversas ações relacionadas aos ODS, e o objetivo do núcleo é promover conexão entre elas. “A gente já tem muitas ações acontecendo no município. O que buscamos aqui é conectar, compartilhar e fazer com que um apoie o outro, potencializando os resultados e ampliando o impacto dessas iniciativas para a população”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Toledo - PR
Sobre o município
Toledo, no Oeste do Paraná, tem cerca de 150 mil habitantes. É polo agroindustrial e educacional, referência na produção de suínos e aves, com forte colonização germânica e intensa vida cultural.
Ver notícias
Cascavel, PR
10°
Tempo nublado

Mín. Máx. 17°

10° Sensação
4.77km/h Vento
98% Umidade
100% (6.3mm) Chance de chuva
07h18 Nascer do sol
05h53 Pôr do sol
Ter 11°
Qua 13°
Qui 17°
Sex 17°
Sáb 16° 13°
Atualizado às 18h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,14 -0,17%
Euro
R$ 5,88 -0,51%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 349,702,89 +1,63%
Ibovespa
170,370,38 pts 1.21%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias