1°C 12°C
Cascavel, PR
Publicidade

Projeto que cria o programa Universaliza Paraná, voltado à expansão do saneamento básico, avança na Assembleia Legislativa

A Comissão de Minas, Energia e Água da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado Luis Corti (PSD), aprovou o projeto de lei ...

04/05/2026 às 18h26
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa do Paraná
Compartilhe:
Comissão reuniu-se na segunda-feira (4), após a Sessão Plenária. - Créditos: Valdir Amaral/Alep
Comissão reuniu-se na segunda-feira (4), após a Sessão Plenária. - Créditos: Valdir Amaral/Alep

A Comissão de Minas, Energia e Água da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida pelo deputado Luis Corti (PSD), aprovou o projeto de lei 283/2026, que institui o Programa Universaliza Paraná. A proposição foi um dos dois textos apreciados pelo colegiado em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (4), no Auditório Legislativo.

De iniciativa do governo do Paraná, o programa visa promover a universalização da prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado. Para tanto, prevê apoio técnico ou financeiro, por parte do Executivo, aos entes municipais que possuam órgãos ou entidades próprias para a execução desses serviços.

Continua após a publicidade

O projeto de lei 283/2026 estabelece que terão prioridade no programa os municípios que apresentem os menores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A forma de execução será definida pelo Chefe do Poder Executivo mediante decreto.

“O projeto fortalece a cooperação entre o Estado e os municípios, está alinhado ao marco legal do saneamento, promovendo eficiência e investimentos e melhorias dos serviços, além dos impactos econômicos e da geração de emprego, a medida traz benefícios sociais importantes e respeita a responsabilidade fiscal, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou o relator do projeto no colegiado, deputado Ademar Traiano (PSD).

Os parlamentares também aprovaram o PL 930/2025, da deputada Maria Victoria (PP), que trata do incentivo ao aproveitamento do gás metano derivado de resíduos sólidos para fins energéticos no Paraná. A proposta estimula o debate e o desenvolvimento de soluções de baixo impacto ambiental e menor emissão de gases de efeito estufa, por meio do incentivo à inovação e à tecnologia e da geração de energia renovável. O texto teve relatoria do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD).

Continua após a publicidade
Anúncio

Compareceram à reunião os deputados Luis Corti, Ademar Traiano, Luiz Claudio Romanelli e Denian Couto (PL).

REUNIÃO DA COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA

Carregando fotos...

Ver Álbum Completo no Flickr

Deslize para navegar

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Cascavel, PR
Tempo limpo

Mín. Máx. 12°

Sensação
2.48km/h Vento
96% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
07h18 Nascer do sol
05h53 Pôr do sol
Qui 16°
Sex 17°
Sáb 15° 12°
Dom 22° 14°
Seg 18° 13°
Atualizado às 04h01
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,18 +0,07%
Euro
R$ 5,90 +0,04%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,585,54 +0,12%
Ibovespa
171,258,88 pts 0.52%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias