
O Líder da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Arilson Chiorato, voltou a defender o fim da escala 6x1 e a implantação da jornada 5x2 no Brasil. O parlamentar afirmou que a medida pode garantir mais qualidade de vida aos trabalhadores, fortalecer a economia e ampliar o acesso da população ao lazer, à saúde e à convivência familiar.
O tema foi abordado durante discurso na tribuna, na sessão plenária de terça-feira (5), ocasião em que o deputado Arilson também destacou programas sociais e medidas econômicas do governo do presidente Lula (PT) — entre elas, o Desenrola Brasil 2.0, a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil e o debate sobre tarifa zero no transporte coletivo. Para o Líder da Oposição, o fim da escala 6x1 deve entrar no centro das discussões nacionais sobre desenvolvimento econômico e valorização do trabalho.
“A escala 5x2 representa dignidade para quem faz o Brasil crescer todos os dias. As pessoas precisam ter mais tempo para a família, para a saúde, para o lazer e para viver com qualidade”, afirmou o deputado Arilson.
Transformações
O Líder da Oposição afirmou que a atual escala 6x1 impõe desgaste físico e emocional a milhões de brasileiros. Segundo o parlamentar, a redução da jornada semanal acompanha as transformações no mercado de trabalho e responde a uma demanda cada vez mais presente entre trabalhadores de diferentes categorias.
O deputado Arilson destacou que países e setores que avançaram na diminuição da carga de trabalho registraram melhora na produtividade, no bem-estar e nos índices de saúde mental. Para ele, o Brasil precisa enfrentar o tema com responsabilidade e foco na qualidade de vida da população.
“A escala 5x2 é importante para as pessoas terem mais tempo para o lazer, para a saúde, para a família e, inclusive, para muitos irem à igreja”, disse.
Ainda de acordo com o parlamentar, a defesa da escala 5x2 ocorre em meio ao crescimento do debate nacional sobre modelos de jornada mais equilibrados e sobre os impactos da rotina excessiva de trabalho na saúde física e mental dos brasileiros.
Políticas sociais
O deputado Arilson relacionou a proposta de redução da jornada de trabalho às políticas sociais implementadas pelo Governo Federal. Segundo o parlamentar, programas voltados à população em situação de vulnerabilidade foram retomados, com foco no combate às desigualdades sociais.
Entre as iniciativas citadas estão o Minha Casa Minha Vida, Farmácia Popular, Mais Médicos, Pé-de-Meia e o Desenrola Brasil 2.0. De acordo com o Líder da Oposição, o programa de renegociação de dívidas oferece crédito com juros reduzidos e contribui para a recuperação da estabilidade financeira das famílias.
“O Governo Lula tem compromisso com quem mais precisa. É um governo que coloca o povo no orçamento e trabalha para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.
O deputado também mencionou indicadores econômicos recentes, como a redução do desemprego, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a política de valorização do salário mínimo acima da inflação.
Tarifa zero
Outro tema defendido pelo Líder da Oposição foi a criação de políticas de tarifa zero no transporte coletivo. A proposta, conforme o parlamentar, pode ampliar o acesso da população ao trabalho, reduzir custos para as famílias e incentivar o uso do transporte público.
O deputado Arilson afirmou que a medida também gera impactos positivos no trânsito e no meio ambiente, além de fortalecer a economia local. “Garantir transporte gratuito significa ampliar direitos, melhorar a mobilidade urbana e facilitar o acesso das pessoas à cidade”, disse.
O Líder da Oposição também cobrou apoio do Congresso Nacional para projetos ligados à população trabalhadora e afirmou que o Brasil precisa avançar em políticas públicas voltadas à inclusão social, à geração de oportunidades e à melhoria das condições de vida.
Mín. 20° Máx. 26°