
A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Rondonense (COMMUR), iniciou nesta quinta-feira (20) a “Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A mobilização, de alcance mundial, começa no Dia da Consciência Negra, reconhecendo a dupla vulnerabilidade enfrentada pela mulher negra, e segue até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
No município, a campanha inclui ações simbólicas e informativas, como a colagem de adesivos em banheiros femininos com QR code que direciona ao portal oficial, onde há orientações sobre prevenção e cuidado. Cartazes também serão fixados em murais públicos e privados, chamando atenção para a urgência do tema.
A iniciativa reforça o cumprimento da Lei nº 5.610/2025, que exige a divulgação, no portal da administração pública, de canais de denúncia e apoio a mulheres em situação de violência. A medida fortalece mecanismos de proteção e amplia o acesso à informação.
Para a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Andria Backes, a campanha é fundamental para sensibilizar e engajar a sociedade. “A prevenção e o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres é um compromisso de nossa administração”, afirmou.
Mín. 20° Máx. 29°