
A Associação de Condomínios do Oeste do Paraná (ACOP) lança no próximo dia 28 de julho o projeto "Condômino Seguro", em Cascavel. A iniciativa visa integrar câmeras de segurança de condomínios diretamente aos sistemas de monitoramento da Polícia Militar (PM) e da Polícia Civil (PC). O evento de apresentação, intitulado "Condomínio em Foco", será realizado no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), a partir das 19h30.
A proposta do projeto prevê o fornecimento de acesso em tempo real a pelo menos uma câmera estratégica de cada condomínio associado para as forças de segurança. A viabilidade tecnológica pretende permitir que o centro de operações das polícias monitore portarias e perímetros dos edifícios. A adesão ao projeto não gera custo adicional para os condomínios participantes.
Além de inibir ocorrências policiais, o videomonitoramento integrado busca acompanhar momentos como a entrada e saída de veículos das garagens e o embarque de crianças em transporte escolar. O encontro no Auditório da ACIC contará com palestras do delegado da Polícia Civil, Daniel Brandt, e do coronel Valmir de Souza, comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (5º CRPM).
"Por meio da associação de condomínios, conseguimos estruturar esse projeto para disponibilizar uma câmera integrada em tempo real com a Polícia Militar e a Polícia Civil. O objetivo é dar acessibilidade imediata aos órgãos de segurança, aumentando significativamente a proteção das famílias e das crianças nos prédios", disse o presidente da ACOP, Emerson Marcos da Silva.
O evento é gratuito e voltado para síndicos, administradoras de condomínios, moradores e profissionais de segurança privada. A ação tem o apoio de empresas do setor condominial, como Tríplice Elevadores, Limpvel, Vigivel, Exclusiva Tintas, J. Ferreira, JR Serviços, SP Condo e Santo Dia Energia.