
A Secretaria de Educação e Cultura de Pato Bragado iniciou nesta quinta-feira a Formação Pedagógica com profissionais da rede municipal de ensino. O evento dura dois dias e busca promover capacitação, troca de experiências e o planejamento das ações do segundo semestre letivo.
A programação começou no auditório da Escola Municipal Marechal Deodoro com a recepção aos educadores e uma apresentação da Oficina de Acordeom. O ato contou com a presença do prefeito John Nodari e da secretária de Educação e Cultura, Cristiane Bonatto.
Logo após a recepção, a professora Palmira Tatiana Ramos Tolotti ministrou a palestra "Replanejamento Escolar e a Mediação do Professor de Alta Performance".
A formação segue nesta sexta-feira com pautas específicas para cada etapa de ensino. No período da manhã, os professores da Educação Infantil, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gotinha de Mel e da Escola Municipal acompanham a palestra "A inteireza da infância e a intencionalidade em foco". A atividade é conduzida por Patrícia Roesler, professora e coordenadora pedagógica do Programa União Faz a Vida, da Cooperativa Sicredi Aliança PR/SP. À tarde, os trabalhos continuam sob coordenação da equipe pedagógica.
Os docentes do Ensino Fundamental participam de capacitações sobre "Práticas Mediadoras para Enriquecer a Experiência Literária com Obras" e "Além das Palavras: Leitura de Imagens e Construção do Implícito na Literatura Infantil". O foco das atividades é aprimorar a leitura, a interpretação e a mediação literária nas salas de aula.