
O Ecopark Norte Floresta Rui Capelão Cardoso foi inaugurado nesta quinta-feira (27) em Cascavel, no Oeste do Paraná, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. O novo espaço de convivência, lazer e preservação ambiental passa a oferecer aos moradores e visitantes uma ampla área verde com estrutura para atividades esportivas, recreação e contato com a natureza.
O parque tem 1,8 quilômetro de ciclovia e pista de caminhada. A área conta ainda com parque infantil, espaço exclusivo para animais, dois campos de futebol, pergolados, bancos, lixeiras e iluminação em LED. A estrutura inclui pórticos de acesso, estacionamentos internos, sanitários, posto da Guarda Municipal e cercamento completo.
Segundo o governador, a implantação de parques urbanos contribui para recuperar áreas que antes não eram aproveitadas e, ao mesmo tempo, ampliar os espaços de lazer para a população. "Geralmente são áreas que são fundo de vale, áreas degradadas e que acabam não sendo utilizadas pela população. Então, quando você transforma uma área dessas num parque urbano, leva lazer para as famílias, para as crianças, a prática de esporte e também tem o cuidado com o meio ambiente, com a preservação de nascentes, riachos e rios", afirmou Ratinho Junior.
O governador também citou outros investimentos do Estado em Cascavel, na infraestrutura viária para atender a produção rural e na recuperação da malha urbana. "Temos um pacote de investimentos de R$ 100 milhões que assinamos agora nos últimos dias com o prefeito Renato Silva para levar asfalto à zona rural. São várias estradas que são artérias de produção aqui da região, que vão atender as cooperativas", disse.
O prefeito Renato Silva destacou a combinação entre preservação ambiental e oferta de espaços de esporte e convivência. "São espaços que não podem ser usados porque precisam ser preservados. Então, nós estamos cuidando da natureza e cuidando da vida das pessoas. Esse parque, com quadra, com cancha de esporte, com parquinho, integra a sociedade, valoriza a nossa terra, a nossa região, o nosso bairro e dá qualidade de vida", explicou.
O nome do parque é uma homenagem a Rui Capelão Cardoso, que morou por 37 anos no bairro Floresta e teve atuação ligada ao desenvolvimento da comunidade. Ele presidiu a associação de moradores por vários anos, defendendo melhorias para a região, e também exerceu dois mandatos como vereador de Cascavel.
O projeto prevê o plantio de 5,1 mil árvores e a conservação de nascentes, ampliando a presença de áreas verdes no município. A manutenção de espaços permeáveis e da vegetação ajuda na absorção da água da chuva e pode contribuir para reduzir a pressão sobre o sistema de drenagem urbana.
O Ecopark Floresta recebeu investimento de R$ 12,7 milhões por meio de financiamento contratado pelo município junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), banco de desenvolvimento formado por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, que financia projetos de infraestrutura e desenvolvimento urbano nos países-membros. Em Cascavel, os recursos integram o Programa de Desenvolvimento Urbano (PDU) do município.
