
O 22º Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas – Latinoware encerrou a edição de 2025 na última sexta-feira (24), em Foz do Iguaçu (PR), reunindo mais de 5 mil participantes ao longo dos três dias de evento. Realizado dentro do Festival Iguassu Inova, o Latinoware manteve seu papel de destaque como um dos maiores espaços de troca e aprendizado sobre tecnologia, inovação e inclusão digital da América Latina.
Entre os dias 22 e 24 de outubro, o evento recebeu 47 caravanas de diferentes regiões do Brasil, como participantes de Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e do Paraguai e da Argentina.
“Ver tantos jovens, professores e pesquisadores reunidos aqui, debatendo tecnologia aberta, sustentabilidade e inclusão, é um sinal de que estamos no caminho certo. As boas iniciativas precisam ser valorizadas e continuar crescendo. Parabéns a todos os envolvidos por fazerem deste evento um verdadeiro patrimônio do conhecimento latino-americano”, disse Alexandre Leite, diretor de Tecnologias do Itaipu Parquetec.
A realização do evento é feita em parceria com a Itaipu Binacional há mais de 20 anos, destacando o papel integrador da usina e valorização da pesquisa dentro do ambiente da usina.
“Vimos como o Latinoware é um espaço vivo de troca e aprendizado. Quando eu era estudante, não havia oportunidades como essa para publicar ou apresentar pesquisas. Hoje, graças à integração entre Itaipu e Itaipu Parquetec, conseguimos oferecer uma estrutura que valoriza a produção científica e conecta pessoas de toda a América Latina”, frisou Everton Pasqual, superintendente de Informática da Itaipu Binacional.
Mín. 18° Máx. 30°