
Sabe quando Brasil e Argentina jogam? Seja peteca, bolinha de gude ou futebol. A rivalidade à flor da pele, os cânticos fervorosos de suas torcidas e aquela “sede” de vencer? Pois bem, esqueça Brasil e Argentina. Conheça a rivalidade de Cascavel e Toledo, duas importantes cidades do Oeste Paranaense.
Se Cascavel se autodenomina “Capital do Oeste”, Toledo é a “Capital do Trabalho”. Se uma tem um “grande lago”, a outra tem o “lago mais bonito”. Toledo é frequentemente vista como uma cidade mais organizada e planejada, enquanto Cascavel é lembrada por seu ritmo acelerado e maior porte urbano.
E você acha que isso não iria à pista das disputas de uma final de Jogos Abertos do Paraná em Campo Mourão? O evento terminou sua primeira parte neste domingo (30). Entre os dias 4 a 7 de dezembro, o JAPs retorna a Campo Mourão para a segunda parte da final.
Quem esteve presente aos jogos dessa decisão – que aconteceu na cidade vizinha de Mamborê – sentiu na pele a rivalidade, claro que sadia, entre as atletas do “boliche alemão”. Entremeio à gritaria das torcidas, o que se ouvia era um sonoro “vai Toledo”, de um lado, e “Vamo vamo vamo Cascavel”, de outro.
E claro que a final não poderia ser mais dramático, como manda o figurino: na soma total, 1349 pontos para Toledo contra 1348 pontos para Cascavel. E olha que Campo Mourão “quase” tira o doce da boca das campeãs, terminando em terceiro com 1344 pontos ao todo.
No final mesmo, todas terminaram se abraçando, felizes da vida, tomando “uma água” para refrescar e prometendo que “ano que vem vai ser diferente”. Bem, pelo menos as cascavelenses falaram isso...
Campo Mourão sediou a primeira fase estadual dos 67º Jogos Abertos do Paraná (JAPS) 2025 , que se encerrou no último domingo, 30 de novembro de 2025. O evento, promovido pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte , já tem seus primeiros campeões em diversas modalidades.
Na Bocha Masculino 18+ Ouro, Itaipulândia levou o título de campeã com 21 pontos. Em segundo lugar ficou a equipe de Palmas (18 pontos) , seguida por Guaraniaçu na terceira posição (16 pontos).
A modalidade de Rugby viu o domínio da equipe de Maringá, que garantiu o primeiro lugar nas duas categorias.
No Feminino 18+ Ouro, Maringá foi campeã com 21 pontos. A vice-campeã foi Foz do Iguaçu, com 18 pontos.
No Masculino 18+ Ouro, Maringá também levou o ouro, somando 21 pontos. O segundo lugar ficou com São José dos Pinhais (18 pontos) , e o bronze foi para Foz do Iguaçu (16 pontos).
As provas de Natação também definiram seus campeões com pódios divididos:
No Feminino 18+, Foz do Iguaçu conquistou o primeiro lugar com 21 pontos. Maringá ficou em segundo (18 pontos) , e Cascavel garantiu a terceira posição (16 pontos).
No Masculino 18+, o título ficou com Maringá, que somou 21 pontos. Foz do Iguaçu foi a vice-campeã com 18 pontos , e Ponta Grossa ficou em terceiro lugar, com 16 pontos.
A cidade de Cascavel demonstrou força na modalidade de Tênis de Mesa, conquistando o topo do pódio em ambas as categorias.
No Feminino 18+, Cascavel foi campeã com 21 pontos. Em segundo lugar ficou Londrina (18 pontos) , e Campo Mourão levou o terceiro lugar (16 pontos).
No Masculino 18+, Cascavel repetiu a dose e garantiu o ouro com 21 pontos. A prata ficou com Londrina (18 pontos) , e o bronze foi para Guaíra (16 pontos).
A fase estadual dos JAPS em Campo Mourão continua nos próximos dias com a definição de mais campeões estaduais.
Mín. 18° Máx. 30°