
O Comando da Polícia Militar do Paraná divulgou, na tarde desta terça-feira (16), uma nota oficial a respeito da quinta fase da Operação Juros e Pólvora, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) no município de Quedas do Iguaçu, na região Oeste do Estado.
Durante a ação, realizada pela manhã, quatro mandados judiciais foram cumpridos, tendo como alvos dois policiais militares lotados na Companhia da PM de Quedas do Iguaçu. Em decorrência da operação, ambos foram afastados de suas funções, e um dos militares acabou detido por posse de munições.
Em nota, o Comando da Polícia Militar informou que os fatos serão devidamente apurados por meio de processo administrativo, conforme prevê a legislação vigente. A corporação destacou ainda que acompanha o caso e reforçou o compromisso com a legalidade, a transparência e a responsabilidade institucional.
Veja a nota na íntegra:
NOTA À IMPRENSA
Na manhã desta terça-feira (16), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), por meio da Corregedoria-Geral (COGER), prestou apoio ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) no cumprimento de ordens judiciais em desfavor de dois militares estaduais, por suposto envolvimento em atos delituosos. A ação ocorreu no município de Quedas do Iguaçu, no oeste do Estado.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos celulares, equipamentos eletrônicos, documentos e munições. Além disso, um dos policiais militares foi conduzido por posse de munições e afastado de suas funções por determinação do Juízo da Vara da Auditoria da Justiça Militar do Estado. O caso será objeto de apuração por meio de processo administrativo, em conformidade com a legislação vigente, assegurando ao envolvido o direito ao contraditório e à ampla defesa.
A Polícia Militar do Paraná reafirma seu compromisso irrestrito com a legalidade, moralidade e transparência, colaborando de forma direta para identificar e reprimir possíveis condutas incompatíveis com os valores éticos e profissionais da instituição.
Curitiba, 16 de dezembro de 2025.
Centro de Comunicação Social da PMPR.
Mín. 18° Máx. 30°