
A edição 2025 da New Cup, encerrada no último dia 15 de janeiro, foi marcada pelo sucesso dentro e fora de campo e destacou a importância da competição não apenas para Chopinzinho, mas para todas as cidades que sediaram partidas e receberam delegações ao longo do evento.

O torneio reuniu 161 equipes, de oito estados brasileiros e quatro países — Brasil, Argentina, Chile e Paraguai — movimentando de forma intensa o Sudoeste do Paraná.

No aspecto esportivo, a New Cup contou com 54 agremiações, 134 equipes oficialmente inscritas e a realização de 348 partidas em seis dias de competição. Os jogos aconteceram em seis campos distribuídos entre os municípios-sede, com estruturas de futebol 11 e futebol 7, garantindo condições adequadas para um evento de grande porte. A presença de observadores técnicos do Brasil e do exterior reforçou o torneio como uma importante vitrine para jovens talentos do futebol.

O impacto econômico foi sentido em toda a região. Mais de 2 mil pessoas passaram pelos municípios envolvidos, lotando a rede hoteleira e impulsionando o comércio local, com aumento significativo no consumo em restaurantes, mercados, farmácias, postos de combustíveis e diversos serviços. A estimativa é de que cerca de 10 mil pessoas tenham circulado pelas cidades-sede durante o período da competição.
De acordo com o presidente da Fundação de Esporte, Cultura e Turismo de Chopinzinho, Rafael Nascimento, os resultados superaram as expectativas. “No campo foi um sucesso total e, fora dele, tivemos um aquecimento econômico muito grande em toda a região. Hotéis cheios, restaurantes lotados e comércio aquecido. Tivemos apoio total do prefeito de Chopinzinho e parcerias com municípios como Coronel Vivida e Sulina”, destacou.
O prefeito Álvaro Scolaro também enfatizou a relevância econômica do evento. “Somando todos os valores estimados, aproximadamente R$ 5 milhões foram injetados na economia regional. Já estamos trabalhando para garantir novas edições e atrair outros grandes eventos esportivos”, afirmou.
A organização do torneio exigiu um grande esforço logístico. Em apenas 10 dias, a administração municipal, em parceria com a organização da New Cup, coordenou mais de 200 pessoas, envolvidas em serviços de manutenção dos campos, sinalização e suporte operacional.
Com os resultados alcançados, a New Cup se consolida como uma das maiores competições de base do país e reforça o papel do esporte como ferramenta de desenvolvimento econômico, turístico e social, beneficiando não apenas Chopinzinho, mas todo o conjunto de municípios que fazem parte da realização do evento.
2011 – Grêmio FBPA
2012 – S.E. Palmeiras
2013 – S.E. Palmeiras
2014 – Grêmio FBPA
2015 – S.E. Palmeiras
2016 – Grêmio FBPA
2017 – Fera Laranjeiras
2018 – Grêmio FBPA
Mín. 18° Máx. 30°