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Faltômetro: Painéis expõem o absenteísmo em serviços de saúde de Toledo

Quantidade de pacientes que deixam de ir a procedimentos marcados pela Central de Especialidades e pelo CER II chama a atenção para problema recorrente

15/11/2025 às 11h30
Por: Tissiane Merlak Fonte: Assessoria
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Faltômetro: Painéis expõem o absenteísmo em serviços de saúde de Toledo

O absenteísmo, prática na qual pacientes deixam de comparecer a consultas e exames previamente agendados sem aviso, tem sido uma constante nos serviços de atenção secundária da Secretaria de Saúde de Toledo (SMS). O mau hábito motivou o Departamento da Rede de Atenção Especializada a adotar uma estratégia direta: expor mensalmente, em painéis chamados “Faltômetro”, o total de ausências registradas na Central de Especialidades Osvaldo Luiz Ricci e no Centro Especializado em Reabilitação Denise Liell (CER 2).

Acompanhados da mensagem “A consulta que você falta faz falta a alguém”, os painéis – sugestão apresentada pelas equipes destes espaços – apresentam, de forma objetiva, quantas vagas deixaram de ser utilizadas e quais especialidades foram mais afetadas. Dessa forma, funcionam como um lembrete de que a ausência sem aviso tem consequências diretas na oferta dos serviços.

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Somente em outubro, a Central de Especialidades contabilizou 253 faltas, distribuídas da seguinte forma: 52 em cardiologia, 41 em neurologia, 40 em ortopedia, 39 em nutrição, 32 em oftalmologia, 18 em dermatologia, 17 em pneumologia e 14 em otorrinolaringologia. No CER 2, o impacto foi ainda maior: 355 ausências no mês, sendo 146 em psicologia, 48 em fisioterapia, 39 em fonoaudiologia, 36 em nutrição, 21 em ortopedia, 18 em psiquiatria, 16 em assistência social, 12 em terapia ocupacional, 12 em enfermagem e 7 em acolhimento.

De acordo com o diretor do Departamento da Rede de Atenção Especializada, Valter Donasolo, as taxas médias de absenteísmo na atenção especializada variam entre 25% e 30%, número que pressiona equipes, aumenta filas e desperdiça recursos públicos, já que cada horário vago poderia atender outro paciente da lista de espera. “Adotamos esta medida com o objetivo de alertar que cada usuário que falta a uma consulta ou exame sem avisar com antecedência tira a vaga de outra pessoa que está na fila de espera, ocasionando maior tempo de espera para os demais", explica. 

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Valter destaca que todas as consultas não são marcadas em cima da hora. “Conforme aparecem as vagas, nossa equipe ou a dos prestadores credenciados entram em contato com os pacientes com antecedência mínima de 10 dias. Então dá tempo para a pessoa se organizar e vir fazer o exame ou a consulta. E, caso não possa comparecer, este é o momento de dizer que não vai para podermos entrar em contato com o próximo da fila”, detalha.

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