
A Guarda Municipal de Cascavel divulgou um vídeo que registra a perseguição a um motorista que causou uma série de acidentes e colocou em risco a segurança viária na madrugada deste sábado (06). As imagens detalham o acompanhamento tático ao veículo VW Golf, conduzido por um homem que apresentava sinais de surto psicótico. O indivíduo trafegou pela contramão, avançou vias preferenciais e colidiu contra calçadas e automóveis antes de ser contido.
A ocorrência começou após a central 153 ser acionada pelo proprietário de um caminhão, que relatou ter tido o veículo atingido pelo Golf. O solicitante seguiu o automóvel em fuga e compartilhou a localização em tempo real com a Guarda Municipal. Conforme mostram as imagens registradas pela corporação, os agentes localizaram o carro rapidamente. Ao notar a viatura, o condutor desviou, subiu na calçada e deu continuidade à fuga.
O vídeo gravado pelas equipes de segurança confirma que, mesmo com o pneu dianteiro direito furado e sem conseguir desenvolver alta velocidade, o homem insistiu em fugir. No trajeto filmado, o Golf avança uma via preferencial e quase atinge um motociclista, que precisou frear de forma brusca. Logo depois, o motorista ignora novas ordens de parada, invade outras preferenciais e conduz o veículo por cerca de 100 metros na contramão, quase colidindo frontalmente com outros carros e mais uma motocicleta.
As imagens também flagram o momento em que o condutor perde o controle em uma curva e bate contra uma calçada elevada, o que estourou o pneu traseiro do Golf. A perseguição continuou até a Avenida Souza Naves. No local, o automóvel quase colidiu de frente com a viatura operacional — obrigando o agente a efetuar uma frenagem de emergência — e terminou batendo contra um Ford Focus que estava estacionado.
Após a última batida, o motorista desobedeceu à ordem de abordagem. Diante do estado de surto psicótico do envolvido, os três integrantes da equipe iniciaram os procedimentos de imobilização. Devido à resistência física do homem, os guardas utilizaram força moderada para contê-lo, momento em que dois agentes sofreram lesões leves.
A equipe da Transitar e outras viaturas de área prestaram apoio na sinalização e no recolhimento dos veículos. O detido foi conduzido pela guarnição à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Brasília para receber avaliação e cuidados médicos. Assim que receber a alta do setor de saúde, o autor será encaminhado diretamente à Delegacia de Polícia Civil para a tomada das providências criminais cabíveis.
Mín. 10° Máx. 21°