
A Itaipu Binacional participou na última sexta-feira da entrega oficial de duas obras nas áreas de saúde e educação em União da Vitória. As ações fazem parte de um pacote de investimentos da companhia que soma mais de R$ 5,7 milhões no município da região sudeste.
A agenda incluiu a inauguração de um sistema de geração de energia fotovoltaica na Clínica Médica São Camilo. Logo após o evento no complexo de saúde, as autoridades realizaram a entrega do novo refeitório estudantil do campus do IFPR local.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, afirmou que a redução do custo com energia permite que os hospitais direcionem mais recursos para o atendimento e a qualificação dos serviços. Ele destacou que o apoio à educação fortalece a infraestrutura e o serviço público.
A usina solar instalada no telhado da Clínica Médica São Camilo recebeu o aporte exato de R$ 249.599,80. A estrutura possui uma potência instalada de 100 kWp, e a estimativa técnica indica que a geração própria de eletricidade vai proporcionar uma economia de cerca de R$ 100 mil por ano.
A iniciativa integra um convênio amplo firmado entre a Itaipu Binacional e a Femipa. O plano prevê o investimento total de R$ 75,7 milhões para implantar sistemas fotovoltaicos em cerca de 80 instituições beneficentes do estado, gerando economia anual de R$ 11 milhões.
O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, ressaltou que as parcerias com a universidade e a binacional ampliam a capacidade de resposta do poder público em setores essenciais. O gestor reforçou que as melhorias dão suporte direto ao crescimento urbano ordenado.
O novo refeitório entregue aos estudantes e servidores do campus do IFPR conta com uma área construída de 361,72 metros quadrados. A edificação recebeu o investimento de R$ 1.442.300,87, com recursos oriundos do PAC do governo federal.
Mín. 8° Máx. 17°