
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), definiu nesta terça-feira (23) um conjunto de medidas para fortalecer a assistência hospitalar na área de abrangência da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, que atende 28 municípios.
As ações foram apresentadas durante reunião com prefeitos e lideranças da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) e do Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná (Comafen).
O pacote de medidas prevê a abertura de novos leitos hospitalares na região, entre eles leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de retaguarda clínica, além da reorganização da rede assistencial para ampliar a capacidade de atendimento e reduzir o tempo de internação dos pacientes. A estratégia também prevê a otimização do fluxo de pacientes entre os hospitais da região, descentralizando atendimentos de maior complexidade, agilizando a realização de cirurgias, ampliando a rotatividade dos leitos e garantindo maior eficiência na assistência prestada à população.
O secretário de Estado da Saúde, César Neves, destacou que as medidas atendem a uma demanda histórica apresentada pelos municípios da região. "Esses novos leitos de UTI são fundamentais para ampliar a capacidade de atendimento. Com a reorganização da rede, também vamos otimizar o fluxo assistencial, reduzir o tempo de internação dos pacientes e fortalecer a descentralização dos serviços de saúde, garantindo mais eficiência e qualidade no atendimento à população", afirmou.
PRESENÇAS – Participaram da reunião, os prefeitos da Amunpar e Comafen, a 14ª Regional de Saúde de Paranavaí, os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli, Alisson Wandscheer, Soldado Adriano, Marcio Nunes e Dr. Leonidas, e o deputado federal, Sandro Alex.
Mín. 3° Máx. 11°