
Uma cerimônia na noite desta terça-feira (03) oficializou Curitiba como Capital do Turismo Ferroviário. O evento aconteceu na Estação Rodoferroviária de Curitiba, local de partida da viagem de trem da Serra do Mar, considerada uma das mais bonitas do mundo. A lei 22.703/2025 foi sancionada em outubro do ano passado pelo Governo do Paraná. Ela inseriu no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná a data de 5 de fevereiro alusiva ao aniversário da inauguração da Estrada de Ferro Paranaguá – Curitiba.
A Estrada de Ferro Paranaguá–Curitiba completou 140 anos em 2025. Ela é considerada uma das obras mais emblemáticas da engenharia nacional e símbolo do desenvolvimento econômico e cultural. Esse passeio de trem já foi eleito como um dos melhores do mundo. A indicação foi feita pelo portal britânico Lonely Planet, considerado a maior editora de guias de viagem do mundo.
Operado pela Serra Verde Express, o trajeto de trem ligando a Capital ao Litoral foi reconhecido como o 14º melhor passeio ferroviário do planeta. A publicação exalta jornadas sobre trilhos únicas, com destaque ao turismo ferroviário, quando a experiência vai além do deslocamento. A escolha foi feita por mais de 200 especialistas do setor, de diversas partes do planeta.
Com cerca de 4 horas de duração, o trem percorre 65 quilômetros e passa por 41 pontes, dezenas de pontilhões, 13 túneis, penhascos e cachoeiras, tudo em meio à maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil. Ele se destaca também pelas opções variadas de vagões, alguns com foco na experiência e no conforto, enquanto outros se propõe a contar um pouco mais da história acerca da ferrovia.
O vice-governador Darci Piana participou do evento e celebrou o título. "O desenvolvimento do Paraná passou e passa pela ferrovia, que é estratégica para o Estado, escoando toda a nossa produção para o mundo. E também é um marco turístico. Essa obra dos irmãos Rebouças ajudou a moldar a nossa economia e agora esse título simboliza essa memória", afirmou.
O evento também contou com a presença do deputado estadual Anibelli Neto, autor do projeto, do presidente da da Serra Verde Express, Adonai Arruda, do secretário municipal de Turismo de Curitiba, Rodrigo Swinka, do secretário de Desenvolvimento Social e Família do Estado, Rogério Carboni, do ex-governador e secretário do Codesul, Orlando Pessuti, e do diretor adjunto de Governança, Riscos e Compliance, Marcos Domakoski.
Mín. 18° Máx. 30°