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Sistema de georreferenciamento será usado em seis municípios para matrículas de 2026

Segea é uma tecnologia já consolidada no processo de matrículas da rede estadual do Paraná. Utilizado desde 2004, o sistema passou por aperfeiçoam...

17/11/2025 às 12h50 Atualizada em 17/11/2025 às 14h14
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
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Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná

Implementado para garantir um processo de matrícula mais equilibrado e eficiente em todo o Estado, o Sistema Estadual de Georreferenciamento de Escolas e Alunos (Segea) é uma tecnologia já consolidada no processo de matrículas da rede estadual de ensino do Paraná. Utilizada desde 2004, a ferramenta passou por aperfeiçoamentos ao longo dos anos e se tornou estratégica para a definição das áreas de abrangência, priorização por proximidade e distribuição automatizada dos estudantes conforme a capacidade das instituições de ensino.

Para o processo de matrículas de 2026, o sistema trará uma importante novidade: além de organizar as matrículas dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio da rede estadual, o Segea também passará a ser utilizado pelas redes municipais de São José dos Pinhais, Araucária, Pinhais, Colombo, Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, e Cascavel, no Oeste.

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Esses seis municípios já tinham sido incluídos no projeto-piloto de implementação da ferramenta durante os processos de matrícula do ano de 2025 e agora terão efetivamente acesso à tecnologia para a gestão das vagas da educação infantil e do ensino fundamental I, ampliando a integração entre as redes municipal e estadual.

Desenvolvido pela Celepar (Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) e operado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), o Segea utiliza dados de GPS e uma base única de endereços residenciais, desenvolvida em parceria com a Copel e a Sanepar, o que possibilita o mapeamento preciso tanto das unidades escolares quanto das famílias. A plataforma cruza informações de matrícula, residência e oferta de vagas, garantindo uma gestão mais transparente e racional do fluxo escolar.

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A cessão da ferramenta aos municípios foi anunciada pelo Governo do Estado , como parte de um pacote de R$ 235,3 milhões em novos investimentos para a educação paranaense. A iniciativa estreita a cooperação entre o Estado e as prefeituras contribuindo para a construção de um padrão unificado de ensino.

“A nossa meta é garantir que o aprendizado das crianças seja contínuo e de qualidade desde a creche até o ensino médio, com um padrão unificado de ensino em todo o Paraná. Essa integração entre as redes municipal e estadual é essencial para que nenhum aluno tenha perdas no processo educacional”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

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Segundo o coordenador de Planejamento de Obras Escolares da Seed-PR, Valter Miguel Claro da Silva, além de organizar matrículas o georreferenciamento apoia o planejamento da infraestrutura escolar e orienta decisões sobre ampliação de unidades ou construção de novas escolas.

“Por meio dos dados georreferenciados, podemos prever a necessidade de construção de novas escolas, por exemplo, estimando também o quantitativo de salas de aula necessárias para atendimento aos estudantes em instituições de ensino na proximidade das suas residências”, diz Silva. “Dessa forma, os dados do Segea aliados a outros fatores, como os dados da expansão habitacional e população do município, constroem um cenário fidedigno em relação à necessidade de expansão da estrutura física da rede estadual de ensino em cada região do município”, explica.

“Com a expansão do Segea para os municípios, as famílias passarão a contar com um sistema mais justo e eficiente, que considera a localização da residência, a disponibilidade de vagas e a capacidade das escolas, contribuindo para reduzir deslocamentos, otimizar o fluxo escolar e ampliar o acesso a uma educação pública de qualidade desde os primeiros anos”, acrescenta Roni Miranda.

GESTÃO EFICIENTE– Os resultados consolidados pelo Anuário da Educação Básica do Brasil, publicado em setembro pelo instituto Todos Pela Educação, evidenciam o impacto positivo do Segea na rede estadual: de 2014 a 2024, o Paraná reduziu a taxa de abandono escolar nos anos finais do ensino fundamental de 2,7% para 0,2%, enquanto no ensino médio a queda foi de 6,8% para 1,3%.

Experiências adotadas em grandes centros urbanos e estudos internacionais também apontam ganhos expressivos com esse tipo de tecnologia. Pesquisas europeias mostram que ferramentas baseadas em georreferenciamento diminuem o tempo de deslocamento dos estudantes, favorecem o bem-estar e contribuem para melhores resultados de aprendizagem.

Para o Instituto Ayrton Senna, que há três décadas monitora a qualidade educacional no país, a permanência escolar está diretamente relacionada a boas estratégias de planejamento de rede, fator que o Paraná vem fortalecendo por meio do programa Educa Juntos, voltado à cooperação entre Estado e prefeituras.

Com a adoção do Segea pelos municípios, além de aprimorar a organização das vagas da educação infantil e dos anos iniciais, abre-se caminho para uma integração mais robusta entre as bases de dados municipais e estaduais, facilitando o planejamento territorial e orientando decisões futuras sobre expansão e adequação da infraestrutura escolar.

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