
A quarta etapa do Ideathon 2026 reuniu 60 estudantes de seis escolas agrícolas da região Centro-Sul do Paraná, no dia 18, em Guarapuava. O desafio foi desenvolver soluções capazes de transformar dados da rotina das propriedades rurais em informações úteis para a gestão financeira e a tomada de decisões.
A maratona foi promovida pelo Sistema FAEP e pelo Sindicato Rural de Guarapuava, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR) e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). A atividade integrou a programação do 4º InovaçãoAgro.
Participaram estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (CEEP) Florestal Costa e Silva, de Irati; CEEP Agrícola de São Mateus do Sul; CEEP Agrícola Olegário Macedo, de Castro; CEEP Agrícola de Cruz Machado; CEEP Agrícola Arlindo Ribeiro e Colégio Estadual do Campo (CEC) de Palmeirinha, ambos de Guarapuava.
Os 60 alunos foram acompanhados por seis professores e divididos em equipes. As propostas deveriam integrar dados operacionais do campo ao fluxo de caixa, permitindo ao produtor visualizar a rentabilidade da propriedade e melhorar as decisões de gestão.
Segundo o presidente do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, os estudantes trabalharam com ferramentas que unem gestão financeira, organização de dados, inteligência artificial e recursos voltados ao cotidiano rural.
“Esta etapa do Ideathon levou os estudantes a desenvolver ferramentas que combinam gestão financeira, organização de dados, inteligência artificial e recursos pensados para facilitar o uso da tecnologia no cotidiano rural. Nos dias de hoje, isso é algo fundamental para o desenvolvimento e continuidade do agro nas próximas gerações”, afirmou.
O presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, destacou a participação dos estudantes na busca por soluções para problemas concretos do agronegócio.
“As novas gerações terão participação decisiva no futuro do setor e precisam estar conectadas às tecnologias e ao empreendedorismo. Por isso colocamos os estudantes do ensino agrícola diante de problemas concretos do setor e estimulamos a construir respostas a partir do conhecimento adquirido em sala de aula, do trabalho em equipe e da inovação”, disse.
A equipe do CEEP Agrícola de São Mateus do Sul conquistou o primeiro lugar com uma plataforma que conecta, em tempo real, operação, custos e caixa. A ferramenta também prevê um painel simplificado, alertas gerenciais e registro inteligente do fluxo de caixa.
O segundo lugar ficou com o CEEP Florestal Costa e Silva, de Irati. A equipe apresentou um aplicativo de compras com banco de dados e inteligência artificial para auxiliar no controle das finanças.
Já o terceiro lugar foi conquistado pelo CEEP de Cruz Machado, com uma proposta de aplicativo financeiro integrado ao banco do usuário. A ferramenta combina registro automático de transações, comandos de voz, reconhecimento de imagens por inteligência artificial e um diário financeiro.
O Ideathon 2026 terá sete etapas regionais classificatórias ao longo do ano. Quatro já foram realizadas, em Campo Mourão, Palotina, Santa Mariana e Guarapuava.
Em cada etapa, os estudantes recebem um desafio relacionado a questões estratégicas do agronegócio e precisam desenvolver soluções dentro da dinâmica da maratona. Os vencedores garantem vaga na decisão estadual.
A final será realizada em 18 de novembro, em Curitiba. Ao todo, 35 estudantes classificados nas etapas regionais participarão da última disputa do Ideathon 2026, com apresentação de soluções voltadas aos desafios do agronegócio paranaense.
O calendário segue com etapas em Diamante do Norte, no dia 29 de agosto; Clevelândia, em 16 de setembro; e Palmeira, em 19 de setembro.
1º lugar, CEEP Agrícola de São Mateus do Sul
Kamile Silva Ziemer, Nalanda Svidzinski, Karoline de Souza, Vinicius Stukowski Camargo e Manoela Frangullys Della Libera.
2º lugar, CEEP Florestal Costa e Silva, de Irati
Geovanna Linhares, Hulysses Renã de Souza, Elias Gabriel Bianco Blan, Gabriel Larocca Nós e Dranski Baldega.
3º lugar, CEEP de Cruz Machado
Andrei Michel Tuchurroski, Vinicius Muncinelli Meinerz, Maria Eduarda Weske, Vinnicius Wionzek e Mayara Ferreira Lopes.
