
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (2), uma operação contra suspeitos de integrar o Primeiro Comando da Capital (PCC) em Foz do Iguaçu e outras cidades do Paraná.
Batizada de Operação Portal do Crime, a ação investiga 18 pessoas que, segundo as apurações, teriam participação ativa na facção e atuação principalmente na região leste de Foz do Iguaçu.
A investigação começou em abril deste ano e apura suspeitas de organização criminosa, tráfico de drogas e armas, associação para o tráfico e corrupção de menores, além de outros crimes que podem ser identificados no decorrer das apurações.
Ao todo, foram expedidos 17 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. As ordens judiciais foram cumpridas em Foz do Iguaçu, Iporã, Pato Branco e Maringá.
Durante o cumprimento dos mandados, as equipes encontraram maconha, cocaína e ecstasy. Também foram apreendidas balanças de precisão, máquinas de cartão, dinheiro em espécie, armas e munições.
A operação resultou ainda em duas prisões em flagrante.
Participaram da ação equipes do GAECO, grupos táticos da Polícia Militar, Guarda Municipal e do SOE/DEPPEN, setor especializado do Departamento Penitenciário do Paraná.
As ordens judiciais foram autorizadas pelo Juízo das Garantias da 3ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu e pelo Tribunal de Justiça do Paraná.
Como a investigação permanece sob sigilo, o GAECO informou que outros detalhes não serão divulgados neste momento.

