
A Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (3), um foragido internacional alvo da Operação Antigua. O investigado tinha mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal de Cascavel e estava incluído na difusão vermelha da Interpol desde abril de 2025.

A captura ocorreu no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, após uma ação de inteligência que identificou o retorno do suspeito ao país. Equipes da Polícia Federal acompanharam o desembarque e efetuaram a prisão sem qualquer incidente. O detido foi encaminhado ao sistema prisional e permanece à disposição da Justiça Federal do Paraná.
Deflagrada em 9 de abril de 2025, a Operação Antigua mirou uma organização criminosa responsável pelo tráfico internacional de drogas, com conexões no Paraguai. As investigações apontaram que os líderes do grupo já tinham sido presos na Operação Vera Cruz, em 2012, mas retomaram as atividades ilícitas após cumprir pena.

O esquema incluía a compra de ao menos oito propriedades rurais no Pará, usadas para lavagem de dinheiro e como base logística para o transporte de drogas. Algumas das fazendas receberam nomes que faziam referência à operação policial de 2012.
Com apoio de unidades táticas, a Polícia Federal cumpriu 54 medidas cautelares: 12 mandados de prisão preventiva, 20 de busca e apreensão e 21 ordens de sequestro e bloqueio de bens.
A nova prisão reforça a atuação da Polícia Federal no enfrentamento qualificado ao tráfico internacional de entorpecentes, com uso de inteligência e ações integradas para desarticular organizações criminosas.
Mín. 18° Máx. 30°