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Sistema de Atendimento ao Migrante gera informações para orientar políticas públicas

Com tecnologia desenvolvida pela Celepar, o software criado especificamente para esse fim, além de auxiliar no atendimento, gera dados que ajudarã...

04/12/2025 às 15h43
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
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Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Reprodução/Secom Paraná

A Agência do Migrante, inaugurada na semana passada no Centro de Curitiba, conta agora com o SAM - Sistema de Atendimento ao Migrante. Com tecnologia desenvolvida pela Celepar, o software criado especificamente para esse fim, além de auxiliar no atendimento, gera dados que ajudarão o Estado a planejar políticas públicas para as pessoas que chegam ao Paraná vindas de outras regiões brasileiras ou de outros países. A agência é vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju) e à Superintendência-Geral de Governança Migratória.

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“O novo sistema é fundamental para que possamos organizar, padronizar os atendimentos e, posteriormente, verificar quais são os serviços mais solicitados pelos migrantes e quais as nacionalidades”, explica Gil Souza, superintende de Governança Migratória, sobre o fluxo de chegada no Estado. “Com esses relatórios de gestão, vai ser possível planejar os próximos passos”, acrescenta.

O treinamento para uso do SAM começou na segunda-feira (1º) e, na terça (02), quando passou a ser adotado pela equipe, foi batido o recorde no atendimento – foram recebidas na Agência do Migrante 72 pessoas. Antes da mudança para o novo endereço, localizado na Avenida Marechal Deodoro, 806, Centro de Curitiba, o atendimento médio diário era de 30 pessoas, ou cerca de 650 por mês.

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“A localização no Centro da cidade realmente foi uma decisão acertada. Percebemos que nos primeiros dias já tivemos um crescimento de 30% a 40% no número de atendimentos a migrantes”, diz Souza.

A Agência foi inaugurada no dia 26 de novembro e é a primeira estrutura pública do Brasil concebida no formato de balcão único de serviços voltado ao atendimento de migrantes, refugiados, apátridas e retornados. Ela é composta por quatro unidades: o CEIM (Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas), o Orgmigra, responsável pela produção de dados e pelo suporte à formulação de políticas públicas baseadas em evidências; o Migrahub, hub de inovação social que articula soluções colaborativas entre Estado, sociedade civil e academia; e a Ouvidoria do Migrante, canal de escuta, acolhimento e orientação.

No sábado (29), em mutirão organizado pela Defensoria Pública do Estado e que envolveu a Prefeitura de Curitiba, foram recebidos na agência 150 migrantes que tiveram a oportunidade de buscar informações sobre documentação, fazer o cartão de transporte, ter encaminhamento para empregos e buscar atendimento de saúde.

A ação contou com participação da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Humano, da Fundação de Ação Social (FAS), da Urbs e da Secretaria Municipal da Saúde, além da Defensoria Pública da União (DPU), da Organização Internacional para as Migrações (OIM), da Cruz Vermelha, da Irmandade Sem Fronteiras, da Cáritas e da ONG Gerar.

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