
Vinte empresas ligadas a reciclagem e também a ferro-velhos estão sendo fiscalizados na manhã desta quarta-feira (17) em Cascavel.
A ação, desencadeada em todo estado, é desenvolvida por equipes da Polícia Militar, Civil e Receita Federal. Em todo Paran[a são 389 alvos em 29 municípios.
Denominada Operação Conectividade, a ação foi planejada pelo Centro de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP), da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP), e integra um Grupo de Trabalho criado para intensificar a fiscalização e a repressão a crimes relacionados ao furto e à receptação de cabos.
“É mais um reforço das medidas de enfrentamento a esses crimes, com o objetivo de minimizar os prejuízos econômicos e sociais e assegurar que serviços essenciais, como energia e telecomunicações, continuem funcionando normalmente”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.
Inicialmente as ações do Grupo de Trabalho eram voltadas diretamente ao combate ao furto dos cabos de telefonia. Nesta segunda etapa, as forças de segurança se voltam à repressão da receptação, que é encabeçada por empresas de reciclagem de materiais, prática que impulsiona a realização dos furtos e a retirada de cabos dos postes.
A partir de 2026, as forças de segurança e a receita estadual seguirão com ações de fiscalização de forma permanente que terão como base um calendário fixo.
“A Operação Conectividade surgiu por meio de um esforço da iniciativa privada, que envolve as empresas de telecomunicações do estado Paraná com as forças de segurança pública e a Receita Estadual. A partir do diálogo constante sobre essa problemática, desencadeamos operações para diminuir roubos, furtos e receptação de cabos”, disse o chefe do COISP, coronel Sérgio Augusto Ramos.
Mín. 16° Máx. 28°