
Um grupo fortemente armado, composto por cerca de 15 a 20 homens, assaltou na madrugada desta quinta-feira (30) a agência do banco Itaú em Katueté, cidade paraguaia localizada a 70 quilômetros de Guaíra, na fronteira com o Brasil.
Segundo a Polícia Nacional do Paraguai, os criminosos usaram explosivos e até um drone para monitorar a ação, que destruiu completamente o prédio. Três caixas eletrônicos e o cofre principal foram arrombados. Estimativas da imprensa local apontam prejuízo de cerca de 900 mil dólares, o equivalente a quase R$ 5 milhões.
O ataque começou por volta de 2h50. Os assaltantes bloquearam as saídas de Katueté em direção a Salto del Guairá e Ciudad del Este, disparando centenas de tiros para o alto. Testemunhas relataram que os bandidos falavam português, o que reforça a suspeita de participação de brasileiros. Morador registrou o barulho dos tiros:
Moradores disseram à rádio Monumental 1080 AM que os criminosos agiram com calma e deixaram “um rastro de guerra” nas ruas da cidade. Nenhum policial reagiu, já que os agentes de plantão estavam em número reduzido e não conseguiram sair da delegacia, cercada por “miguelitos” — pregos usados para furar pneus.
Durante a fuga em direção a Ciudad del Este, o grupo entrou em confronto com uma equipe policial e abandonou uma caminhonete Ford Ranger. Outra caminhonete, uma Hilux, foi encontrada a 30 quilômetros de Katueté e está passando por perícia. As autoridades paraguaias acreditam que parte dos assaltantes tenha cruzado a fronteira em direção ao Brasil.

Mín. 16° Máx. 24°