
O 32º Rally Transparaná começa neste sábado (14), com a abertura oficial, e dá a largada no domingo (15). Até 21 de fevereiro, mais de 400 veículos percorrerão cerca de 2 mil quilômetros, cruzando pelo menos 120 municípios paranaenses, partindo do município de Guaíra, perto da divisa com o Paraguai, e encerrando em Guaratuba, no Litoral.
Reconhecido como o maior rally de regularidade do mundo, o Transparaná reunirá jipes, motos, UTVs e participantes das categorias Peabiru e Trilha 4x4, consolidando-se como uma das principais vitrines do esporte de aventura no Brasil.
A abertura oficial ocorre no Centro Náutico Marinas, em Guaíra, com secretaria de prova das 14h às 18h, shakedown às 17h e briefing geral às 19h. A realização conta com parceria do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Esporte (SEES) e apoio do Viaje Paraná, órgão de promoção vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (SETU), reforçando a estratégia de utilizar o esporte como indutor do turismo e ferramenta de desenvolvimento regional.
Para o diretor de Inovação e Desenvolvimento da SEES, Tiago Campos, o Transparaná é exemplo da política pública que alia esporte, turismo e geração de renda. “É um grande evento que atravessa o Paraná, com várias cidades hospedeiras movimentando muito a economia dos locais por onde passa, a rede hoteleira, os restaurantes, além de fomentar o turismo. É motivo de muito orgulho sediarmos o maior rally de regularidade do mundo”, destacou.
Ao longo do percurso, as cidades-sede de Guaíra, Umuarama, Maringá, Londrina, Siqueira Campos, Castro, Colombo, Curitiba e Guaratuba recebem as largadas e chegadas diárias, com programação aberta ao público, cerimônias de premiação e intensa movimentação comercial.
TURISMO- O evento também fortalece o segmento de Turismo Sobre Rodas, atraindo participantes de diversos estados brasileiros. Segundo os organizadores, cerca de 30 veículos inscritos são de fora do Paraná, com representantes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e Santa Catarina.
“Estamos falando de um movimento que impacta toda a cadeia do turismo. O trajeto traz experiências únicas aos participantes, tanto na paisagem quanto no comércio. Esses participantes precisam de muita estrutura para a viagem, precisam de alimentação, de hospedagem, consomem nos comércios locais das paradas”, disse Irapuan Cortes, diretor- presidente do Viaje Paraná.
CONEXÃO COM O PARANÁ- A paulista Débora Bonatti de Amorim, de Campinas, que participou várias vezes do Rally e estará novamente na prova desta edição, ressalta a conexão com o Estado. “Eu e meu marido costumamos dizer que somos paranaenses de coração, porque amamos o Estado e já percorremos diversas regiões. Sempre que tem Rally no Paraná ficamos muito felizes, porque as estradas têm paisagens muito bonitas. A gente sente falta quando volta para São Paulo”, contou.
O engenheiro civil Eduardo Pereira, de Belo Horizonte, participa pela sexta vez. “É a sexta vez que participamos do Rally e adoramos fazer turismo de carro no Paraná, sobretudo pelo Interior, que me encanta muito. A cada edição vemos como o Estado tem avançado. Eu tenho 75 anos e minha esposa 72, geralmente somos os mais velhos a participar, mas é essa experiência que nos mantém vivos”, disse.
Entre os paranaenses, o evento também é oportunidade de redescobrir o próprio Estado. “O Paraná tem um potencial enorme no Turismo Sobre Rodas. Este ano decidi fazer o Rally de caminhonete para levar minha família junto. Minha esposa vai de navegadora e nossa filha vai nos acompanhar”, afirmou o empresário Elias Campideli, de Londrina.
SOLIDARIEDADE- Além de competição esportiva, o Transparaná também deixa um legado social. Ao longo do percurso, as cidades-sede receberão cestas básicas doadas pelos competidores, reforçando o compromisso solidário do evento.
Promovido pelo Jeep Clube de Curitiba, Trail Clube de Curitiba, Federação Paranaense de Automobilismo, Federação Paranaense de Motociclismo, Expedição Peabiru e Rally Paraná, o 32º Transparaná conta com apoio do Governo do Estado, das prefeituras envolvidas e da Polícia Militar do Paraná.
NAS ESTRADAS- Após Guaíra, a prova seguirá no domingo (15) para Umuarama; na segunda-feira (16), para Maringá; na terça-feira (17), para Londrina; na quarta-feira (18), para Siqueira Campos; na quinta-feira (19), para Castro; na sexta-feira (20), para Colombo; e, no sábado (21), a grande chegada em Guaratuba, com cerimônia final de premiação na Praia Central.
Durante o trajeto, além das disputas técnicas nas categorias UTV Pro, UTV Jr, UTV Light, Master, Graduados, Turismo e Light, e nas motos Elite, Trail, Big Trail, Maxi Trail, Duplas, Feminina, Turismo e Adventure, o evento também promove a Trilha 4x4, o Peabiru Raid e o Peabiru Expedição.
Mais informações estão disponíveis no site https://www.transparana.com.br/
Mín. 19° Máx. 26°