
Na manhã deste sábado (08) a comunidade de Rio Bonito do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, começa a contabilizar os prejuízos e vítimas da passagem de um tornado nno final da tarde desta sexta-feira (7). O evento deixou cinco mortos e mais de 430 feridos no Paraná, segundo a Defesa Civil.
Quatro vítimas foram registradas em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. A cidade mais afetada teve 80% de seu território danificado, com casas destelhadas, prédios destruídos e postes derrubados.
O Corpo de Bombeiros havia informado inicialmente cinco mortes em Rio Bonito do Iguaçu, mas corrigiu o número durante a madrugada ao constatar duplicidade na contagem. A quinta morte foi confirmada em Guarapuava na manhã deste sábado (8).
Moradores relataram que o tornado chegou acompanhado de chuva intensa, ventos fortes e granizo. Segundo o Simepar, o fenômeno se formou dentro de uma supercélula e foi classificado preliminarmente como F2, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h. Técnicos avaliam se houve rajadas superiores, o que elevaria a categoria para F3.
O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, informou que equipes de várias regiões do estado, inclusive de Curitiba, foram enviadas para auxiliar nas buscas. “O cenário é de guerra. A prioridade é o resgate e o salvamento”, afirmou.
A cidade, com cerca de 14 mil habitantes, ficou sem energia em mais de 3 mil imóveis, e o abastecimento de água foi interrompido. Um hospital de campanha foi montado para atender os feridos.
Segundo o governo estadual, também houve estragos em Candói, Laranjeiras do Sul e Guarapuava. O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, informou que o governo federal prepara o envio de ajuda humanitária e apoio à reconstrução das áreas atingidas.
Mín. 14° Máx. 25°
