
O rumor sobre a transferência da sede do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) para Guaíra mobilizou o Legislativo de Marechal Cândido Rondon, que aprovou nesta segunda-feira (10) um requerimento pedindo apoio de deputados estaduais e federais para garantir a permanência da unidade na cidade. O pedido foi apresentado pelo vereador Cleiton Freitag (Gordinho do Suco) e aprovado por unanimidade.
Os parlamentares endereçaram o documento ao presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, ao deputado estadual Hussein Bakri, ao deputado federal Dilceu Sperafico e ao secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, solicitando que intercedam junto ao governador para manter o batalhão em Rondon.
Enquanto Guaíra inaugurou em 2024 uma moderna sede da 2ª Companhia do BPFron, com R$ 27,8 milhões em investimentos e ampla estrutura, Marechal Cândido Rondon segue com a sede provisória em um antigo salão alugado e obras da nova unidade paralisadas. O projeto, de R$ 32,4 milhões, foi lançado em 2022, mas enfrenta entraves técnicos.
Durante a sessão, vereadores lamentaram o impasse e criticaram a falta de avanço nas obras. O presidente da Câmara, Valdirzinho Sachser, destacou a luta histórica do município para sediar o BPFron e cobrou ação do governo estadual. “Errado está não terminar uma obra que o dinheiro está depositado”, disse.
Mín. 14° Máx. 26°