
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) encerrou na última semana o ciclo de atendimentos da Carreta da Saúde da Mulher em Mariluz, o 8º município-polo a receber a estrutura. A ação, inserida no programa Paraná Rosa, resultou em 1.532 procedimentos, entre consultas e exames, para mulheres de Mariluz e cidades vizinhas.
A Carreta, que ficou na região de 3 a 8 de novembro, cumpriu o objetivo de levar serviços essenciais de prevenção para mulheres de Brasilândia do Sul, Alto Piquiri, Perobal e Goioerê, além da população local. O balanço final em Mariluz aponta 1.175 exames e 357 consultas médicas realizados.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou o impacto do serviço para as mulheres da região Noroeste. “A Carreta Saúde da Mulher é a prova do nosso compromisso em levar o cuidado especializado para perto de todas as paranaenses. A mobilização de Mariluz, que atendeu mais de 1.500 mulheres da região Noroeste, mostra que estamos, de fato, reduzindo a demanda e garantindo o diagnóstico precoce. Onde a Carreta passa, a prevenção se torna rotina”, afirmou.
A primeira-dama Luciana Saito ressaltou o papel do projeto no cuidado e empoderamento das mulheres paranaenses. “A Carreta da Saúde da Mulher é mais que um serviço, é a materialização do cuidado e do olhar do Estado para as mulheres. Levar o diagnóstico precoce para as cidades mais distantes garante que nenhuma mulher, independente de onde mora, seja deixada para trás. É o nosso compromisso em fortalecer as mulheres paranaenses pela saúde”, afirmou.
Governo do Paraná garante a promoção de 4,5 mil servidores da saúde em 2025
SERVIÇO – A Carreta funciona sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e no sábado, das 8h às 17h. São oferecidos exames de mamografia bilateral para rastreamento (40 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico, papanicolau (25 a 64 anos) e ultrassonografias transvaginal, de mamas e tireoide, além de orientações de promoção de saúde e autocuidado.
Os resultados de exames de ultrassom são entregues na hora. Já os demais exames têm prazos diferentes. Por isso, será entregue um protocolo para acessar os resultados on-line em até cinco dias para mamografia e 15 dias no caso de citopatologia. Para as mulheres que querem participar, a orientação é fazer o agendamento no sistema do município, pois é preciso apresentar a guia de encaminhamento e pedido médico para efetivação do atendimento.
CONTINUIDADE – A Carreta Saúde da Mulher segue seu cronograma de atendimentos no Estado. A estrutura itinerante já está em Bela Vista da Caroba, para dar continuidade à estratégia de diagnóstico precoce na região. Os atendimentos na cidade do Sudoeste iniciaram nesta segunda-feira (10) e seguem disponíveis até o próximo sábado (15), com a Carreta posicionada na Avenida Rio Grande do Sul, ao lado da Unidade Básica de Saúde, no centro da cidade.
CARRETA SAÚDE DA MULHER – O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, via Sesa, viabilizada por meio de uma parceria com a Volkswagen do Brasil no âmbito do programa Paraná Competitivo e representa um investimento de R$ 10,8 milhões.
Mín. 17° Máx. 27°